Chamada de candidaturas para mestrado e doutorado 2015/1

28/10/2014 20:13

Chamada para o Mestrado e Doutorado 2015

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – PPGEAS

Esta chamada tem por finalidade selecionar candidaturas de alunos para os cursos de mestrado e doutorado do PPGEAS para início das atividades em março de 2015.

Público alvo: Engenheiros oriundos de cursos de Engenharia de Controle e Automação, Mecatrônica, Elétrica, Mecânica, Química, egressos de outras engenharias, Computação, Física, Matemática e áreas afins.

Linhas de Pesquisa

• Controle: Modelagem, Simulação e Identificação de Sistemas, Controle de Sistemas Dinâmicos Contínuos, a Eventos Discretos e Híbridos, Medição e Instrumentação para Controle e Automação.
  • Automação e Sistemas Mecatrônicos: Robôs Manipuladores, Robótica Móvel, Sistemas de Visão Computacional, Controle de Tráfego Urbano, Organizações Virtuais, Atuadores.
  • Sistemas Computacionais: Tempo Real, Tolerância a Falhas e Segurança, Sistemas Distribuídos e Redes, Engenharia de Software, Inteligência Artificial e Informática Industrial.
  • Automação, Controle, Otimização e Instrumentação para Indústrias de Petróleo e Gás: Controle Regulatório e Avançado de Processos da Indústria do Petróleo e Gás, Controle Preditivo e Otimização em Tempo Real, Otimização da Produção de Campos de Petróleo, Instrumentação para Processos da Indústria do Petróleo e Gás, Automação de Plataformas de Produção.

As áreas de interesse dos professores podem ser encontradas em pgeas.ufsc.br/corpo-docente .

Vários dos grupos de pesquisa que atuam nestas linhas de pesquisa são considerados de excelência nacional, tendo vários projetos e cooperações com empresas e com instituições de excelência nacional e internacional.

Alguns dados do PPGEAS

• Conceito 5 na CAPES (máximo é 7).
  • 14 dos 27 professores tem bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq.
  • Em 2014, a oferta de bolsas para os alunos em tempo integral superou a demanda.
  • O programa tem várias cooperações internacionais com possibilidade de intercâmbio (detalhes).
  • Teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado Recentes.

• Inscrições: 03/11/2014 a 29/11/2014
  • Seleção dos candidatos: 01-12/12/2014
  • Divulgação dos resultados: até 19/12/2014

Organização do curso de mestrado

• Em tempo integral: 20 créditos em disciplinas com duração de 2 anos. Os temas de dissertação são oferecidos até o final do primeiro semestre do curso. Opcionalmente, os candidatos que já tem contato com os professores podem apresentar um projeto de mestrado junto com a candidatura. O projeto será avaliado posteriormente, se o candidato for selecionado.
  • Em tempo parcial: para profissionais de empresas. Os temas de dissertação devem ser definidos pelo aluno e um orientador do programa no início do curso, podendo ser temas de interesse da empresa.
  • Os documentos necessários e o procedimento de inscrição estão em http://pgeas.ufsc.br/inscricao-mestrado.

Organização do curso de doutorado

• Somente em tempo integral: 36 créditos em disciplinas (revalidação de até 24 créditos de mestrado) com duração de 4 anos. É necessário um projeto de tese de doutorado elaborado em concordância com um docente do PPGEAS.
  • Os documentos necessários e o procedimento de inscrição estão em http://pgeas.ufsc.br/inscricao-doutorado.

Seleção

A seleção dos candidatos é realizada por uma comissão de professores e o processo de classificação é resultado da análise da documentação de inscrição do candidato (curriculum vitae, histórico escolar, cartas de referência e projeto de tese para candidatos ao doutorado; outros critérios adicionais e não obrigatórios são a notas no ENADE e/ou no POSCOMP).

Bolsas

O PPGEAS dispõe de bolsas de mestrado e de doutorado financiadas por organismos governamentais ou por projetos de pesquisa com empresas. Parte dessas bolsas é alocada no início do curso aos candidatos mais bem classificados no processo seletivo. As demais bolsas são alocadas aos alunos com desempenho acadêmico satisfatório, à medida que quotas adicionais sejam disponibilizadas, pela defesa de dissertações e teses, ou por projetos.

Recomenda-se que candidatos estrangeiros solicitem bolsa PEC-PG da CAPES.