CAD Contest do IEEE/ACM ICCAD 2014

07/11/2014 21:11

Equipe da UFSC/ECL ficou em quinto lugar no CAD Contest do IEEE/ACM ICCAD (Int. Conference on Computer Aided Design)

A equipe da UFSC/ECL ficou em quinto lugar no CAD Contest do IEEE/ACM ICCAD (Int. Conference on Computer Aided Design), no problema sobre “Incremental Timing-Driven Placement”.

Este ano, a competição foi organizada e coordenada por uma equipe da IBM, sendo que a equipe da UFRGS obteve primeiro lugar.

Trata-se de um feito excepcional, pois foi a primeira vez que participamos efetivamente e com uma equipe “solo” em uma Competição desta envergadura. Além disso, as duas (únicas) equipes brasileiras concorreram com outras 25 equipes de 14 universidades e 5 países (Canadá, EUA, China, Taiwan, Índia).

A equipe da UFSC foi formada pelos seguintes estudantes e pesquisadores:

•     Vinícius Livramento (doutorando no PPGEAS)
  •     Chrystian Guth (mestrando no PPGCC)
  •     Renan Oliveira (Aluno do CCO)
  •     José Luís Güntzel (orientador)
  •     Luiz Cláudio dos Santos (orientador – docente do PPGEAS)

As equipes trabalharam duramente vários meses para criar uma ferramenta que, a partir de um circuito (de até 1 milhão de células) pré-posicionado, otimiza o atraso crítico através do reposicionamento de células, respeitando restrições de densidade de ocupação e de deslocamentos máximos. O executável foi submetido há cerca de dois meses e foi testado pelos organizadores do concurso (composto por pesquisadores da IBM) com circuitos previamente conhecidos pelos competidores e mais alguns circuitos diferentes (para evitar “biasing” das soluções). Essa competição, como outras que tem sido feitas no ACM/SIGDA ISPD desde 2005, representa problemas-chave e/ou problemas  em aberto para os quais academia e indústria buscam algoritmos inovadores.

Detalhes dos resultados desta competição estão em  http://cad_contest.ee.ncu.edu.tw/CAD-contest-at-ICCAD2014/problem_b/results/ICCAD2014_Contest_P2_Results.pdf