Chamada de Candidaturas ao Edital 19/2016 – PDSE/CAPES

24/08/2016 13:25

CHAMADA DE CANDIDATURAS AO EDITAL 19/2016 – PDSE/CAPES

Esta chamada do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – PGEAS (Conceito 5 na última avaliação da CAPES) tem por finalidade selecionar candidaturas de alunos de doutorado do PGEAS para o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE – Edital 19/2016/CAPES) sendo o início dos estudos no exterior no período de Março a Outubro/2017.

Os requisitos e atribuições do candidato estão em conformidade com o item 4.1 do EDITAL Nº 19 DO PROGRAMA DE DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR. Basicamente, o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos:

• Apresentar candidatura individual através de um plano de pesquisa;
  • Não acumular a bolsa de doutorado sanduíche no exterior com outras bolsas no Brasil provenientes de recursos da Capes e/ou de outras agências de fomento que utilizem recursos do Tesouro Nacional;
  • Não ter sido contemplado com bolsa de Doutorado Sanduíche no Exterior neste ou em outro curso de doutorado realizado anteriormente;
  • Não ultrapassar período total do doutorado, de acordo com o prazo regulamentar do curso para defesa da tese;
  • Ter integralizado um número de créditos referentes ao programa de doutorado no Brasil que seja compatível com a perspectiva de conclusão do curso, em tempo hábil, após a realização do estágio no exterior; e
  • Ter obtido aprovação no exame de qualificação ou estar regularmente matriculado e ter cursado, no mínimo, 12 meses do programa, no momento da inscrição.

O modelo de plano de pesquisa é livre, mas não deverá ultrapassar 20 páginas contendo título, justificativa, objetivos, metodologia, cronograma organizado por mês das atividades a serem realizadas no exterior e referências bibliográficas. Além disso, o professor orientador do PGEAS deverá anexar ao plano de pesquisa demonstração de interação e relacionamento técnico-científico com o co-orientador no exterior para o desenvolvimento das atividades inerentes ao estágio do doutorando. O orientador do aluno deverá também firmar Termo de Aprovação e Responsabilidade pelo acompanhamento do doutorando durante a realização das atividades propostas para o estágio no exterior (modelo disponível na página eletrônica da Capes/PDSE).

A seleção interna das candidaturas será feita por uma Comissão especialmente designada para esta finalidade sendo composta por três membros: (i) o Coordenador do Programa; (ii) um representante discente dos pós-graduandos (doutorando);  e (iii)  um avaliador externo ao programa de pós-graduação. Os critérios para a avaliação serão:

• Do Candidato:  histórico Mestrado/Doutorado e Produção Cientifica;
  • Do Projeto: qualidade e clareza do projeto; consistência do plano com a duração do estágio; e consistência do tema com a área de atuação do supervisor estrangeiro;
  • Currículo do Supervisor no exterior;
  • Do Orientador: número de orientados atualmente com bolsa sanduíche (a ser usado em caso de empate na avaliação, dando prioridade ao candidato cujo orientador tenha menos orientados em estágio).

A duração e quantidade de bolsas seguem as diretrizes do Edital No. 19/2016/CAPES na qual:

• O programa de doutorado terá uma (01) cota para o ano de 2017 de doze meses, o que equivale a 12 mensalidades;
  • A critério da comissão de seleção, considerando o mérito e a duração das propostas apresentadas, poderá ser concedido 2 (duas) cotas de seis meses.

Existe ainda a possibilidade da concessão de uma cota adicional ao PGEAS, mas isto dependerá de uma solicitação formal da UFSC encaminhada para a Capes a ser avaliada.

O calendário para inscrições dos alunos de doutorado do PGEAS ao PDSE/2016 seguirá as seguintes datas:

• Inscrição (por e-mail para ppgeas@contato.ufsc.br, Assunto “inscricao para PDSE/2016”, Anexos – plano de pesquisa; termo de aprovação e responsabilidade assinado pelo orientador no PGEAS; e currículo do supervisor no exterior):   de 24/08/2016 até 16/09/2016;
  • Definição dos membros da comissão de avaliação (representante externo e discente) levando em consideração as inscrições recebidas: de 19/09/2016 a 20/09/2016;
  •  Avaliação das candidaturas pela comissão: de 21/09/2016 até 29/09/2016;
  • Divulgação dos resultados e encaminhamento das informações a PROPG/UFSC: 30/09/2016.

Prof. Daniel Ferreira Coutinho

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em