Prof. Julio Normey Rico profere palestra plenária no 3º IFAC PID 2018

28/06/2018 16:53

O prof. Julio Normey Rico proferiu, como um dos quatro palestrantes convidados pela organização do evento, palestra plenária em um dos mais importantes eventos internacionais na área de técnicas de controle de processos industriais.  O “3rd IFAC Conference on Advances in PID Control”, ocorreu nos dias 9 a 11 de maio em Gent, Bélgica, sob os auspícios da “International Federation of Automatic Control – IFAC”, reunindo alguns dos mais proeminentes acadêmicos do mundo e pesquisadores de empresas e institutos de pesquisa da área. O convite da organização ao prof. Normey Rico deve-se ao reconhecimento dos trabalhos de pesquisa que desenvolve no contexto do PGEAS/UFSC e em colaborações internacionais.

O prof. Normey Rico apresentou alguns dos resultados das pesquisas que realiza por meio da palestra intitulada: “PID control of dead-time processes: robustness, dead-time compensation and constraints handling”. O resumo da palestra segue abaixo.

Resumo: Controladores PID são amplamente utilizados para controlar processos industriais que apresentam atrasos de transporte. Como esses atrasos são comportamentos dinâmicos normalmente encontrados em muitas plantas industriais, é muito importante encontrar regras de ajuste apropriadas e condições operacionais de PIDs para tais processos. Este trabalho aborda, usando uma abordagem unificada, válida para processos inertes estáveis, integrativos e instáveis, uma metodologia para ajustar e configurar malhas de controle PID. As principais ideias da abordagem proposta são usar conceitos de compensação do atraso de transporte para obter o ajuste PID e considerar estratégias “anti-windup” adequadas para superar os efeitos de saturações dos incrementos e valores absolutos da ação de controle. Aspectos de robustez, análise de estabilidade e condições ótimas ou sub-ótimas são analisadas para entender as limitações das soluções. Algoritmos de controle preditivo baseados em modelo são usados ​​para mostrar como soluções quase ótimas podem ser obtidas com os controladores PID com “anti-windup” propostos sob restrições da ação de controle. Além disso, são discutidas as vantagens e desvantagens do uso da estratégia PID proposta em vez de algoritmos de compensação do atraso de transporte mais sofisticados com anti-windup. Vários estudos de caso são apresentados para ilustrar as principais ideias e comparar os resultados obtidos com outros métodos existentes. Resultados experimentais também são incluídos para discutir questões de implementação.

Prof. Werner Kraus Junior

Coordenador do PPGEAS