Defesa de Dissertação de Mestrado – Adriano Silva Martins Brandão – 04/07/2018

Prof. Daniel Martins Lima, Dr. – DAS/UFSC

Prof. Marcus Americano da Costa Filho, Dr. – UFBA

Data 04/07/2018 (quarta-feira) – 14h00

Sala PPGEAS I (piso superior)

Banca Prof. Julio Elias Normey-Rico, Dr. – Presidente  – DAS/UFSC;

Prof. Douglas Wildgrube Bertol, Dr. – CCT/UDESC;

Prof. Leandro Buss Becker, Dr. – DAS/UFSC;

Prof. Gustavo Arthur de Andrade, Dr. – DAS/UFSC;

Prof. Eugênio de Bona Castelan Neto, Dr. – DAS/UFSC (suplente).

Título Controle Preditivo Rápido com Geração de Código: um estudo comparativo
Resumo: Os algoritmos de controle preditivo têm uma grande aceitação na indústria de processos devido à capacidade de lidar com sistemas multivariados e com restrições. A presença de restrições eleva muito o custo computacional da resolução destes problemas, o que motivou muitos trabalhos nos últimos anos a elaborar ferramentas de geração automática de código para aplicações MPC. Esses desenvolvimentos possibilitam a execução de controladores avançados em sistemas embarcados de baixo custo, que são cada vez mais aplicáveis a processos industriais devido aos avanços no desenvolvimento dos dispositivos da Internet das Coisas (IoT). Apesar de que na literatura há várias bibliotecas para a implementação de MPC embarcado, não existem muitos estudos comparativos, o que dificulta a escolha da mais adequada a uma dada aplicação. O presente trabalho visa comparar cinco dessas bibliotecas: (i) o CVXGEN, que possui uma ferramenta flexível para definição do problema de otimização; (ii) o FalcOpt, que permite a utilização de modelos não-lineares no controlador; (iii) o muAO-MPC, que gera código projetado para ser executado em microcontroladores; (iv) QPgen, que implementa um algoritmo para resolver problemas de programação quadrática; e (v) o FiOrdOs, que gera código para resolver problemas de programação quadrática nos quais qualquer parâmetro pode ser alterado durante a utilização do código. Além disso, são elencadas vantagens e desvantagens de algumas dessas ferramentas, além de apresentados resultados de testes realizados num sistema embarcado. Ao final deste trabalho são apresentados os desempenhos de cada ferramenta apresentadas sugestões de usos e restrições para aplicações.