Defesa de Tese de Doutorado – Miguel Angel Chincaro Bernuy – 25/4/2019

Aluno Miguel Angel Chincaro Bernuy
Orientador Prof. Ubirajara Franco Moreno, Dr. – DAS/UFSC

25/4/2019  8h30   (quinta-feira)

Sala PPGEAS II (piso inferior)

Banca

Prof. Ubirajara Franco Moreno, Dr. – DAS/UFSC (presidente);

Prof. Nival Nunes de Almeida,  Dr. – PPGEM/EGN;

Prof. Irlan Von Linsingen, Dr. – PPGECT/UFSC;

Prof. André Bittencourt Leal, Dr. – DEE/UDESC/Joinville;

Prof. Jean-Marie Alexandre Farines, Dr. – DAS/UFSC.

Título

Inovação Colaborativa no Contexto da Aprendizagem Ativa: uma proposta de educação em engenharia
Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem para o desenvolvimento do pensamento inovador colaborativo na educação em engenharia no contexto da aprendizagem ativa. A metodologia tem uma arquitetura composta por princípios definidos pela inovação, empatia, usabilidade, interdisciplinaridade, adaptabilidade, modularidade, integralidade e sustentabilidade. O propósito deste trabalho é contribuir com a demanda para a formação de engenheiros capazes de inovar buscando um equilíbrio técnico e humanista. O estudo das metodologias ativas na educação e o desenvolvimento da inovação no setor produtivo formam o contexto para a elaboração da metodologia. A contribuição deste trabalho está na construção de uma metodologia para a inovação colaborativa na educação em engenharia baseada nas análises da demanda do engenheiro inovador, dos métodos para a inovação no setor produtivo e do estado da arte das metodologias ativas na engenharia. A implementação da metodologia, por ser longitudinal, será mostrada usando um estudo de caso por meio sucessivas edições de uma disciplina do nível básico e intermediário em um curso de engenharia de controle e automação. Entre os principais resultados podem-se destacar a concepção de uma estrutura de referência para a Educação em Engenharia para a inovação por colaboração, um Processo de Refinamento de Dispositivos Pedagógicos usando a estrutura de referência, dois estudos de caso, cujos resultados parciais mostram, a partir da percepção dos docentes envolvidos, o desenvolvimento da autonomia nos estudantes, a construção de um ambiente de maior aprendizado para o próprio professor, estímulo para a criatividade nos estudantes, o desenvolvimento de um sentido de inovação e identificação de soluções para a comunidade, entre outros.