Defesa de Dissertação de Mestrado – Renan Artur Lopes Eccel – 28/8/2019

Aluno Renan Artur Lopes Eccel
Orientador Prof. Rodrigo Castelan Carlson, Dr. – DAS/UFSC
Data 28/8/2019 (quarta-feira) – 9h00

Sala PPGEAS II (piso inferior)

Banca Prof. Rodrigo Castelan Carlson, Dr. – DAS/UFSC (presidente);

Prof. Sylvain Fournier, Dr. – Pesquisa Operacional/WPLEX;

Prof. Laio Oriel Seman, Dr. – UNIVALI;

Prof. Eduardo Camponogara, Dr. – DAS/UFSC.

Título Problemas Dinâmicos de Coleta e Entrega com Janelas de Tempo: Instâncias de Benchmark
Resumo: O problema de coleta e entrega com janelas de tempo (PDPTW – Pickup and Delivery Problem with Time Windows e o problema dial-a-ride (DARP – Dial-A-Ride Problem) dinâmicos não possuem instâncias de benchmark que sejam amplamente usadas, o que dificulta a comparação de diferentes algoritmos de solução. Por esse motivo, este trabalho tem como propósito analisar os conjuntos de instâncias de problemas PDPTW e DARP dinâmicos atualmente disponíveis para uso, assim como os métodos usados para gera-las. Como base para análise serão usadas duas medidas, grau de dinamismo e urgência, que caracterizam a distribuição dos pedidos dinâmicos das instâncias. Isto é feito com a finalidade de auxiliar a escolha de conjuntos de instâncias de interesse para teste de novos algoritmos, ou, caso necessário, a escolha de um método para geração de novas instâncias. Os resultados de análise mostram que, em sua maioria, os conjuntos estudados apresentam baixa variabilidade em suas medidas de dinamismo e urgência Isso acontece principalmente pelo método utilizado para geração das instâncias.