Editais – Doutorado

EDITAL N° 1/PPGEAS/2019

CHAMADA PARA CURSO DE DOUTORADO – SELEÇÃO CONTÍNUA

Esta chamada tem por finalidade selecionar candidatos para o curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS), em regime de seleção contínua.

Público alvo: Mestres egressos de programas de pós-graduação em Engenharia, Computação, Física, Matemática e áreas afins. Excepcionalmente, podem ser admitidos graduados nessas áreas.

Linhas de Pesquisa:

  • Controle;
  • Automação e Sistemas Mecatrônicos;
  • Sistemas Computacionais;
  • Automação, Controle, Otimização e Instrumentação para Indústrias de Petróleo e Gás.

 

Alguns dados do PPGEAS:

Vários dos grupos de pesquisa que atuam nestas linhas de pesquisa são considerados de excelência nacional, tendo projetos e cooperações com empresas e com instituições nacionais e internacionais.

  • Nota 6 na CAPES (máximo é 7).
  • 14 dos 27 professores têm bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq.

O programa tem várias cooperações internacionais com possibilidade de intercâmbio.

Calendário

Inscrições: a qualquer tempo

Divulgação dos resultados: até o dia 10 do mês subsequente à inscrição, ou antes.

Organização do curso de doutorado

Somente em tempo integral: 36 créditos em disciplinas (revalidação de até 24 créditos do mestrado) com duração de até 4 anos. É necessário um projeto de tese de doutorado elaborado em concordância com um docente do PPGEAS.

Seleção:

A seleção dos candidatos é realizada por comissão de professores e o processo de classificação é resultado da análise da documentação de inscrição do candidato conforme listado a seguir. Os documentos necessários e o procedimento de inscrição estão em http://pgeas.ufsc.br/inscricao-doutorado.

Número de vagas: não há limite pré-definido para o número de vagas para doutoramento, sendo apenas limitado pela capacidade de orientação do corpo docente.

Documentação:

A inscrição de candidaturas deve iniciar pelo preenchimento do formulário eletrônico disponível em:

Os documentos listados a seguir devem ser encaminhados após o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição:

  1. Histórico escolar do curso de graduação e do mestrado;
  2. Fotocópia do diploma de curso superior (graduação) e do diploma de mestrado (ou da ata de defesa pública com a aprovação do candidato);
  • Fotocópia da carteira de identidade e CPF;
  1. Fotocópia da certidão de nascimento;
  2. Para candidato(a)s estrangeiro(a)s, fotocópia do passaporte na página em que consta a foto e os dados pessoais mais fotocópia do visto de permanência temporário no Brasil;
  3. Currículo Lattes (preferência) ou Vitae;
  • Carta de avaliação do orientador de dissertação de mestrado ou duas cartas de recomendação, preenchidas por professores universitários ou profissionais de nível superior que possam opinar sobre a aptidão do candidato para estudos avançados (modelo: DOC/PDF);
  • Descrição detalhada do trabalho que o candidato pretende desenvolver (com motivação, problemática, justificativa, objetivo, metodologia, cronograma, referências, plano de disciplinas a serem cursadas e lista das disciplinas cujos créditos se deseja revalidar), elaborada conjuntamente e com a anuência do futuro orientador de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas da UFSC.

Os documentos especificados nos itens ii a v na lista acima devem ser autenticados mediante apresentação dos originais à secretaria do curso ou em cartório.

Observação: excepcionalmente, serão consideradas candidaturas de graduados sem o curso de mestrado.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por correio através do endereço:

UFSC-CTC-DAS/PPGEAS-Secretaria, SALA 213
Bairro Trindade
Caixa Postal 476
Florianópolis-SC, 88040-900

 

Processo Seletivo

Na avaliação da inscrição, serão considerados o mérito do projeto a ser realizado, adequação do perfil do aluno e do orientador na realização do projeto e disponibilidade de orientação do professor orientador.

No processo de classificação dos alunos aceitos para fins de distribuição de bolsas os seguintes pontos são analisados:

 

  • Curriculum vitae: monitorias, projetos de Iniciação Científica, publicações, participações em eventos e proficiência em línguas.
  • Projeto: aspectos metodológicos, relevância e domínio do tema.
  • Histórico escolar: média geral, notas nas disciplinas básicas e afins da área pretendida no doutorado, reprovações, duração do mestrado, conceito atribuído pelo MEC ao curso de graduação e mestrado realizados.
  • Cartas de referência: grau de conhecimento do aluno pelos informantes e classificação do aluno segundo os informantes.

O PPGEAS dispõe de bolsas de doutorado financiadas por organismos governamentais e por projetos de pesquisa com empresas. As bolsas são alocadas conforme a ordem de classificação dos candidatos.  Ao longo do curso, doutorandos sem bolsa podem receber o benefício com base no desempenho acadêmico satisfatório à medida que quotas adicionais sejam disponibilizadas, seja pela defesa de teses ou por recursos de projetos.

Recomenda-se que candidatos estrangeiros solicitem bolsa PEC-PG da CAPES (http://www.capes.gov.br/pt/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg ) ou CNPq.

 

Florianópolis, 6 de maio de 2019.

 

Prof. Werner Kraus Junior
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em
Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS)
Centro Tecnológico (CTC)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)