Editais

CHAMADA DE CANDIDATURAS PARA PROFESSOR COLABORADOR – 2017/01

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – PPGEAS

Abertura de vagas para credenciamento de docente colaborador para atuação no PPGEAS no quadriênio 2017 – 2020

Esta chamada tem por finalidade selecionar docentes para atuar como professor colaborador no PPGEAS no período compreendido entre 01/09/2017 a 31/08/2021 no intuito de fornecer oportunidades e condições para novos pesquisadores iniciarem suas atividades no contexto de um programa de pós-graduação. As atividades de um docente colaborador consistem em ministrar disciplinas e orientações de alunos de pós-graduação de acordo com a Resolução Normativa Nº 95/CUn/2017, de 4 de Abril de 2017.

Vaga 1

Requisitos: professor da UFSC, doutor, atuante na linha de pesquisa “Controle de Sistemas Dinâmicos a Eventos Discretos” e não ser credenciado em outro programa de pós-graduação.

Critérios de seleção: CV e histórico de colaboração com professores do PPGEAS.

Vaga 2

Requisitos: professor da UFSC não lotado no campus de Florianópolis, doutor, atuante em uma das linhas de pesquisa do PPGEAS e não sendo credenciado em outro programa de pós-graduação.

Critérios de seleção: CV (em especial as publicações), histórico de colaboração com professores do PPGEAS e plano de atividades, incluindo perspectivas de colaboração futura com professores do PPGEAS.

Processo de Seleção

Após o encerramento do período de inscrição para essa chamada, será formada uma comissão composta por três professores permanentes do PPGEAS para a seleção de professores candidatos às duas vagas acima, conforme os critérios de seleção específicos de cada vaga.

Calendário:

  • Inscrição e entrega da documentação: de 26/06/2017 até 25/07/2017
  • Avaliação das candidaturas: de 26/07/2017 até 11/08/2017
  • Aprovação da recomendação da comissão de seleção: 14/08/2017
  • Divulgação dos resultados: de 15/08/2017

Inscrição

As inscrições serão realizadas através de um e-mail enviado para o endereço ppgeas@contato.ufsc.br com campo assunto “candidatura professor colaborador PPGEAS 2017/01”. Os candidatos deverão anexar a documentação específica para cada vaga, sendo o CV completo pela plataforma LATTES e os demais documentos em formato livre com um total máximo de dez páginas.

________________________________________________

CHAMADA DE CANDIDATURAS PARA MESTRADO – 2017/2

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – PPGEAS

Esta chamada tem por finalidade selecionar candidaturas de alunos para o ingresso no curso de Mestrado do PPGEAS no segundo semestre de 2017.

É requisito indispensável para a inscrição ter um Projeto de Dissertação de Mestrado contendo um Plano de Disciplinas a serem cursadas.

Público alvo: Engenheiros oriundos de cursos de Engenharia de Controle e Automação, Mecatrônica, Elétrica, Mecânica, Química, egressos de outras engenharias, Computação, Física, Matemática e áreas afins.

Área de Concentração: Controle, Automação e Sistemas

Linhas de Pesquisa:

(a) Controle

(b) Automação e Sistemas Mecatrônicos

(c) Sistemas Computacionais

(d) Automação, Controle e Instrumentação para Indústrias de Petróleo e Gás

Alguns dados do PGEAS:

– Vários dos grupos de pesquisa que atuam nestas linhas de pesquisa são considerados de excelência nacional, tendo vários projetos e cooperações com empresas e com instituições de excelência nacional e internacional.

– Conceito 5 na CAPES (máximo é 7).

– Informações sobre o Corpo Docente: www.pgeas.ufsc.br/corpo_docente/

– Os candidatos selecionados poderão concorrer a bolsas (CNPq e CAPES) do PPGEAS (de acordo com a disponibilidade de bolsas) ou usufruir de financiamento de Projeto de Pesquisa pré-definido pelo orientador.

– Documentos necessários: Projeto de Dissertação de Mestrado com Plano de Disciplinas (preparado em conjunto com professor orientador), além dos documentos listados em  http://pgeas.ufsc.br/inscricao-mestrado.

– Formandos no primeiro semestre de 2017 podem fazer a inscrição, mesmo que a colação de grau aconteça após o início das aulas.

Seleção:

A seleção dos candidatos é realizada por uma comissão de professores e o processo de classificação é resultado da análise da documentação de inscrição do candidato (curriculum vitae, histórico escolar, cartas de referência, plano de pesquisa e plano de disciplinas).

Calendário:

– Inscrição e entrega da documentação:   de 05/06/2017 até 05/07/2017

– Avaliação das candidaturas: de 10/07/2017 até 21/07/2017

– Divulgação dos resultados: de 24/07/2017

– Início das aulas: 07/08/2017

Número de vagas previsto para ingresso em 2017/2: 05 (cinco).

Informações adicionais:

– O formato do projeto de dissertação de mestrado é livre, mas limitado a 10 páginas.

– O projeto de dissertação e o plano de disciplinas deve ser em conjunto com um docente do PPGEAS que será o futuro professor orientador da dissertação de mestrado.

– Serão analisados somente os documentos entregues ou que chegarem na Secretaria do PPGEAS até o dia 05/07/2017.