Mestrado

Objetivos e perfil

O curso Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas tem como objetivo estudar, desenvolver e propor métodos, técnicas e ferramentas de representação, análise, projeto e implementação de soluções automatizadas para diversas áreas de aplicação e visa atender estudantes oriundos de diversos cursos de engenharia ou de outras formações cientificas e também profissionais que busquem uma formação complementar.

O profissional formado no curso terá adquirido uma formação multidisciplinar, com alto nível técnico-científico nas áreas de controle, instrumentação, automação e sistemas computacionais e desenvolvido um espírito crítico e inovador que lhe permitirá aplicar, criar, disseminar e transferir conhecimento científico e tecnológico em Automação. Sua atuação após a titulação poderá se dar tanto no setor profissional quanto acadêmico.

Esta capacitação qualificará o egresso para o exercício de atividades ligadas à concepção, implementação, operação e manutenção de unidades automatizadas, bem como embasa-lo para a realização de estudos avançados (doutorado) nesta área.

Visando atender estudantes com características diferentes em termos de dedicação, de experiência profissional e de atividade, o mestrado acadêmico é oferecido segundo dois regimes: tempo integral, tempo parcial:

  • Mestrado acadêmico em tempo integral é destinado a estudantes dedicados exclusivamente ao curso;
  • Mestrado acadêmico em tempo parcial é destinado a profissionais em atividade durante o curso.

Créditos

O número de créditos para obtenção do mestrado acadêmico é de 20 créditos em disciplinas (1 crédito corresponde a 15 horas-aula) e 6 créditos da dissertação de mestrado.

Saiba mais em http://pgeas.ufsc.br/organizacao-do-curso/.

Duração

A duração prevista para conclusão do curso é de 24 meses.

Seleção

O processo de seleção para o mestrado acadêmico em tempo integral é anual, efetuado três meses antes do início do ano letivo (março), com base na análise de dossiê de candidatura. No caso do mestrado acadêmico em tempo parcial (direcionado para profissionais que mantêm sua atividade durante o mestrado, exceto no caso de docentes) a seleção será baseada na análise de dossiê de candidatura e de uma proposta preliminar de trabalho de dissertação, ligada a atividade do candidato.

Saiba como realizar a sua inscrição no curso em http://pgeas.ufsc.br/inscricao-mestrado/.

Vagas

O número de novos alunos admitidos a cada processo seletivo do mestrado acadêmico em Engenharia de Automação e Sistemas é de 32, dos quais no máximo 8 estudantes em tempo parcial.