Prof. Rômulo de Oliveira, do PGEAS, lança livro eletrônico (e-book) sobre sistemas de tempo real

30/09/2018 15:35

Fundamentos dos Sistemas de Tempo Real descreve aspectos teóricos e práticos da área, tratando de tópicos normalmente incluídos em cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Ciência da Computação e vários cursos de Tecnologia em Automação.

O tratamento dos conceitos e fundamentos da área é rigoroso. Entretanto, o texto procura manter um olhar prático de engenharia, fugindo de exageros matemáticos baseados em premissas distantes da realidade. A ideia é fornecer ao leitor uma estrutura conceitual sólida e um entendimento do tema, incluindo as limitações da área, de tal forma que ele possa lidar com projetos reais sabendo o que pode e o que não pode ser feito.
Este texto, escrito em linguagem de fácil leitura, rico em ilustrações e em exercícios, baseia-se na longa experiência do autor em sala de aula. Pode ser adotado como bibliografia básica em disciplinas sobre Sistemas de Tempo Real ou como bibliografia complementar em disciplinas que tratam deste tema entre outros.

O livro inclui material sobre sistemas operacionais e programação concorrente, pois muitos cursos de engenharia e de tecnologia de automação possuem uma disciplina que junta sistemas operacionais, programação concorrente e tempo real, podendo ser adotado como bibliografia básica de uma disciplina como esta.

A organização dos capítulos permite ao professor montar seu plano de ensino conforme o contexto do seu curso, podendo descartar alguns capítulos sem prejuízo para o entendimento de capítulos posteriores.

O livro também é interessante para profissionais que trabalham com o desenvolvimento de software para Sistemas Embutidos ou Embarcados (Embedded Systems) e Internet das Coisas onde aparecem questões de tempo real. Dispositivos de controle e automação em geral estão nesta categoria. O livro esclarece aspectos dos sistemas de tempo real, conceitos, o que pode e o que não pode ser feito, fornecendo uma base conceitual sólida e ponteiros sobre onde buscar aprofundamento em questões específicas.

Mais informações em:
http://www.romulosilvadeoliveira.eng.br/livrotemporeal.html