Defesa de Dissertação de Mestrado – Marcelo Menezes Morato – 3/6/2019

23/05/2019 14:35
Defesa de Dissertação de Mestrado
Aluno Marcelo Menezes Morato
Orientador Prof. Julio Elias Normey-Rico, Dr. – DAS/UFSC
Coorientador Prof. Paulo Renato da Costa Mendes, Dr. – PPGEAS/UFSC
Data 3/6/2019 (segunda-feira) – 16h00

Anfiteatro A – Eng. Produção (PPGEP).

Banca Prof. Julio Elias Normey-Rico, Dr. – DAS/UFSC (presidente);

Prof. Daniel Martins Lima, Dr. – UFSC/Blumenau;

Prof. Marcelo de Lellis Costa de Oliveira, Dr. – DAS/UFSC;

Prof. Eugênio de Bona Castelan Neto, Dr. – DAS/UFSC.

Título Fault Analysis, Observation and Control of Sugarcane Microgrids: Robust Linear Parameter Varyng Methods
Resumo: Indubitavelmente, os processos tecnológicos modernos são suscetíveis a falhas. Isso se deve, principalmente, a fatores de instrumentação. Sistemas (híbridos, renováveis) de energia também fazem parte destes processos vulneráveis a panes. Possíveis falhas nestas unidades podem levá-las a não cumprir restrições operacionais, fato que resulta em privação econômica e na falta de energia disponível para a rede externa. Empresas do setor de energia vêm investindo fortemente em tecnologias para usar as fontes renováveis (do vento, solar, da biomassa, entre outras) de forma mais eficiente, mas os efeitos causados por ter a geração de energia perturbada pela presença de falhas pode vir a ser até pior do que a ausência de renováveis, pois pode levar uma parada total na geração.

Portanto, esta dissertação de Mestrado tem como objetivo estudar o complexo paradoxo causado quando ocorrem falhas em sistemas de geração de energia (incluindo sistemas com fontes renováveis). Este trabalho se desdobra em dois grandes eixos: i) Desenvolvimento e aplicação de técnicas de Estimativa, Detecção e Diagnóstico de Falhas; e ii) Desenvolvimento e implementação de estratégias de Controle Tolerante a Falhas. A grande parte das técnicas utilizadas na construção aqui apresentada é derivada de estratégias lineares paramétrico-variantes com garantias de robustez, além de abordagens de Controle Preditivo baseado em Modelo.

Os métodos propostos nos eixos i e ii são cuidadosamente analisa- dos através de diversos ensaios em simulação em processos de geração de energia na indústria da cana-de-açúcar e demonstram-se satisfatórios.