Alocação de Orientadores para o Mestrado (turma 2013)

18/06/2013 09:12

A alocação de orientadores de mestrado para os alunos que ingressaram em março é feita durante o segundo trimestre. Segue abaixo o cronograma para este ano e na seqüência um detalhamento do processo.

Atividade Data
Divulgação da agenda de apresentações de projetos até 21/jun agenda
Apresentações dos projetos dos professores/grupos de 24/jun a 5/jul
Divulgação dos temas para dissertação até 9/ago lista de pré-projetos
Indicação de preferências até 26/ago
Divulgação da alocação até 30/ago resultado

Etapas

1. Apresentação dos projetos do PPGEAS: Nesta primeira etapa, os professores do PPGEAS apresentam seus interesses e projetos de pesquisa para a turma em uma apresentação de aproximadamente 15 minutos. Alternativamente, os grupos de pesquisa podem fazer uso deste espaço para se apresentar aos alunos.
    O objetivo é que os alunos conheçam melhor as áreas de pesquisa existentes no contexto do PPGEAS e a partir deste ponto possam conversar com os professores sobre o detalhamento dos temas de dissertação.
  2. Divulgação dos temas para dissertação: Nesta etapa, cada professor propõe até 3 temas de dissertação para a turma na forma de um pré-projeto de pesquisa. De modo geral, estes projetos tem contexto, problemática, objetivo, metodologia e principais referências (algo em torno de 2 páginas). Apesar de 3 pré-projetos serem apresentados, no máximo 2 serão alocados.
  3. Indicação de preferências: Cada aluno indica sua primeira e segunda preferência na lista de pré-projetos ofertados por meio de um email para pgeas@das.ufsc.br.
  4. Alocação dos pré-projetos de dissertação: A coordenação do curso aloca os pré-projetos aos alunos procurando (i) atender as preferências dos alunos e (ii) distribuir as orientações entre os professores, sujeito ao tipo de credenciamento e número máximo de orientações de mestrado que um professor pode ter (2 por ano, 4 no curso). O rendimento escolar dos alunos será considerado como critério para resolução de conflitos.