Professor e Doutorando do PGEAS recebem prêmio nos Estados Unidos

03/11/2015 20:06
É com grande satisfação que informamos que a equipe da UFSC conquistou o primeiro lugar no ICCAD 2015 Contest em Incremental Timing-Driven Placement (Problema C). O anúncio ocorreu na noite de segunda-feira, 02/nov, em sessão especial do ICCAD (International Conference on Computer-Aided Design), em Austin, Texas (EUA). Além da UFSC, também foram premiadas a equipe da UFRGS (segundo lugar) e a equipe da Universidade Chinesa de Hong Kong (terceiro lugar).
A equipe da UFSC foi formada por:
– Vinícius Livramento (doutorando no PGEAS/UFSC)
– Chrystian Guth (aluno de mestrado no PPGCC/UFSC)
– Renan Netto (aluno de mestrado no PPGCC/UFSC)
– Prof. José Luís Güntzel (INE/UFSC e PPGCC)
– Prof. Luiz Cláudio V. dos Santos (INE/UFSC, PGEAS e PPGCC)
A exemplo do ano passado, a competição foi organizada por pesquisadores da IBM e contou com o apoio da IEEE Circuits and Systems Society (CASS), Council for Electronic Design Automation (CEDA) e ACM Special Interest Group on Design Automation (SIGDA).
As equipes trabalharam duramente durante 7 meses para criar uma ferramenta, que a partir do posicionamento inicial do circuito (com até dois milhões de células), otimiza o atraso através do reposicionamento de células, respeitando restrições de densidade de ocupação e deslocamentos máximos. As equipes brasileiras apresentaram os melhores resultados dentre todas as 42 equipes registradas, oriundas de Taiwan, China Continental, Hong Kong e EUA.
Os executáveis foram submetidos há cerca de dois meses, e testados pelos organizadores do concurso (composto por pesquisadores da IBM) com circuitos previamente conhecidos pelos competidores e alguns outros ocultos. Essa competição, assim como as outras organizadas no contexto do ICCAD e também do ISPD, propõem problemas-chave da área de EDA (Electonic Design Automation) para os quais academia e indústria buscam atrair mais atenção e procurar algoritmos inovadores.