Projeto UFSCKITE é pioneiro na exploração dos ventos usando aerofólios cabeados

17/08/2016 11:36

Projeto UFSCKITE é pioneiro na exploração dos ventos usando aerofólios cabeados

O Projeto UFSCKITE é pioneiro na América Latina na exploração dos ventos usando aerofólios cabeados. Simplificadamente a ideia é substituir a torre de um aerogerador clássico por um cabo, e suas pás por uma pipa (similar a um parapente), reduzindo assim drasticamente os custos de materiais, transporte e instalação das unidades geradoras e além disso, possibilitando a exploração da energia eólica em altitudes mais elevadas, onde os ventos são mais fortes e mais frequentes. Em uma das configurações mais simples, a pipa é presa a um cabo que é enrolado num tambor conectado a um gerador. À medida que a pipa se afasta com a força do vento o desenrolamento do cabo faz o tambor girar, gerando energia no solo. Ao se atingir o comprimento máximo desejado do cabo, a pipa é recolhida até que o comprimento inicial do cabo seja atingido, e nesse momento se retoma a geração de energia. Durante a fase de geração a pipa executa uma trajetória do tipo “oito deitado” em alta velocidade para aumentar a força de tração no cabo e consequentemente aumentar a potência gerada. Na fase de recolhimento, a pipa assume uma configuração que oferece pouca resistência, gastando-se assim uma pequena parte da energia gerada na fase anterior.

O Projeto UFSCKITE foi dividido em três fases de desenvolvimento. Na primeira fase o protótipo foi construído com o intuito de se testar a instrumentação e processamento embarcados e as estratégias de controle de voo. Nessa etapa o cabo de tração, que liga a pipa ao solo, é mantido a um comprimento constante, e portanto não se gera energia elétrica. Esta fase está praticamente terminada e o último ensaio de campo realizado está no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=YxszJJvihfM.

Na segunda fase, o protótipo permitirá testar os controles da maquina elétrica e a eficiência do sistema de geração de energia. Os testes com o protótipo dessa fase se iniciam em setembro/2016. Como a unidade de controle embarcada é alimentada por uma bateria, que tem autonomia limitada, na terceira fase do projeto essa unidade vai receber uma pequena turbina geradora para carregar a bateria. Essa última fase do projeto se inicia em meados de 2017 com a operação em 24h do protótipo.

Para mais detalhes do projeto veja o site http://trofino.das.ufsc.br/pesquisa/ufsckite.