Chamada de Candidaturas para Mestrado 2017/2 – PPGEAS

29/05/2017 09:22

CHAMADA DE CANDIDATURAS PARA MESTRADO – 2017/2

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas – PPGEAS

Esta chamada tem por finalidade selecionar candidaturas de alunos para o ingresso no curso de Mestrado do PPGEAS no segundo semestre de 2017.

É requisito indispensável para a inscrição ter um Projeto de Dissertação de Mestrado contendo um Plano de Disciplinas a serem cursadas.

Público alvo: Engenheiros oriundos de cursos de Engenharia de Controle e Automação, Mecatrônica, Elétrica, Mecânica, Química, egressos de outras engenharias, Computação, Física, Matemática e áreas afins.

Área de Concentração: Controle, Automação e Sistemas

Linhas de Pesquisa:

1. Controle
  2. Automação e Sistemas Mecatrônicos
  3. Sistemas Computacionais
  4. Automação, Controle e Instrumentação para Indústrias de Petróleo e Gás

Alguns dados do PGEAS:

• Vários dos grupos de pesquisa que atuam nestas linhas de pesquisa são considerados de excelência nacional, tendo vários projetos e cooperações com empresas e com instituições de excelência nacional e internacional.
  • Conceito 5 na CAPES (máximo é 7).
  • Informações sobre o Corpo Docente: www.pgeas.ufsc.br/corpo_docente/
  • Os candidatos selecionados poderão concorrer a bolsas (CNPq e CAPES) do PPGEAS (de acordo com a disponibilidade de bolsas) ou usufruir de financiamento de Projeto de Pesquisa pré-definido pelo orientador.
  • Documentos necessários: Projeto de Dissertação de Mestrado com Plano de Disciplinas (preparado em conjunto com professor orientador), além dos documentos listados em  http://pgeas.ufsc.br/inscricao-mestrado.
  • Formandos no primeiro semestre de 2017 podem fazer a inscrição, mesmo que a colação de grau aconteça após o início das aulas.

Seleção:

A seleção dos candidatos é realizada por uma comissão de professores e o processo de classificação é resultado da análise da documentação de inscrição do candidato (curriculum vitae, histórico escolar, cartas de referência, plano de pesquisa e plano de disciplinas).

Calendário:

• Inscrição e entrega da documentação:   de 05/06/2017 até 05/07/2017
  • Avaliação das candidaturas: de 10/07/2017 até 21/07/2017
  • Divulgação dos resultados: de 24/07/2017
  • Início das aulas: 07/08/2017

Número de vagas previsto para ingresso em 2017/2: 05 (cinco).

Informações adicionais:

• O formato do projeto de dissertação de mestrado é livre, mas limitado a 10 páginas.
  • O projeto de dissertação e o plano de disciplinas deve ser em conjunto com um docente do PPGEAS que será o futuro professor orientador da dissertação de mestrado.
  • Serão analisados somente os documentos entregues ou que chegarem na Secretaria do PPGEAS até o dia 05/07/2017.