Chamada de candidaturas à bolsa PNPD/CAPES 2019

02/09/2019 10:49

EDITAL N° 3/PPGEAS/2019 Edital reaberto em 23/9   

CHAMADA DE CANDIDATURAS AO PNPD/CAPES

A Coordenação do PPGEAS torna público a chamada de candidaturas a uma bolsa pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, Portaria CAPES nº 86/2013.

  1. A chamada tem como objetivo selecionar um bolsista de pós-doutorado para atuar em uma ou mais linhas de pesquisa da Área de Concentração em Controle, Automação e Sistemas do PPGEAS.
  2. O candidato deverá ter concluído o doutorado a partir do ano de 2016, podendo ser: (a) brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício; (b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício; ou (c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa. Maiores detalhes sobre os requisitos e atribuições dos candidatos estão disponíveis no link:

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf

  1. Período de inscrição: de 23 de setembro a 18 de outubro de 2019.
  2. Número de vagas e duração: 1 cota de 12 meses.
  3. Resultado: até 22/10/2019.
  4. Início das atividades: entre 1 e 15 de novembro de 2019.
  5. Documentos a serem encaminhados e que serão considerados na seleção do bolsista:
  • Currículo Lattes do candidato residente no Brasil (ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme modelo disponibilizado pela CAPES), informando especialmente suas publicações, experiência docente e experiência em orientações;
  • Plano de pesquisa, com no máximo seis páginas em formato livre, destacando a relevância do projeto para os grupos de pesquisa do PPGEAS;
  • Plano de atividades de ensino, com no máximo seis páginas em formato livre, destacando uma possível atuação na graduação e/ou pós-graduação, incluindo tópicos sobre os quais o candidato poderia ministrar aulas e co-orientar alunos de mestrado e doutorado;
  • Os planos de pesquisa e ensino podem ser escritos em português ou inglês e devem preferencialmente incluir a anuência de um membro do corpo docente do PPGEAS, o qual atuará como supervisor do estágio pós-doutoral.

8. Forma de inscrição: a inscrição deve ser feita por e-mail encaminhado ao PPGEAS (ppgeas@contato.ufsc.br), colocando no campo assunto “candidatura ao PNPD/2019 – PPGEAS”,      anexando o currículo, plano de pesquisa e o plano de atividades de ensino. Para os residentes no Brasil, solicita-se a inclusão do “link” para o currículo Lattes, o qual deverá estar atualizado no momento do encaminhamento. No corpo de e-mail preparar uma carta de encaminhamento explicitando a data para início das atividades.

9. O processo seletivo será conduzido por uma comissão designada pelo Coordenador do PPGEAS, composta por professores do corpo permanente. A comissão deverá observar os critérios estabelecidos na Portaria CAPES nº 86/2013 e na Resolução Normativa No36/CUN, de 31 de outubro de 2013 da UFSC e disponível no link

http://pgeas.ufsc.br/files/2013/11/PosDoc-Resolu%C3%A7%C3%A3o-Normativa-36CUn2013.pdf

10. Em até 10 (dez) dias após o encerramento das inscrições, a comissão deverá emitir um relatório com os resultados do processo seletivo. O relatório será avaliado e deliberado pela coordenação do programa e homologado pelo Colegiado Delegado do PPGEAS.

Florianópolis, 23 de setembro de 2019.

____________________________________________

Prof. Werner Kraus Junior

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em

Engenharia de Automação e Sistemas