Defesa de Dissertação de Mestrado – João Bernardo Aranha Ribeiro – 20/3/2020

Coorientador Prof. Daniel Martins Lima, Dr. – UFSC/Blumenau

Eng. Rodrigo da Silva Guesser, Msc. PPGEAS/UFSC

Data 20/3/2020 (sexta-feira) – 13h30

Sala PPGEAS II (piso inferior)

Banca Prof. Julio Elias Normey-Rico, Dr. – DAS/UFSC (presidente);

Prof. Mario Cesar M. Massa de Campos, Dr. – CENPES/PETROBRAS;

Prof. Rodolfo Cesar Costa Flesch, Dr. – DAS/UFSC;

Prof. Gustavo Artur de Andrade, Dr. – DAS/UFSC.

Título Algoritmos de MPC Robusto para Modelos Industriais de Entrada e Saída
Resumo: Os algoritmos de controle preditivo têm uma grande aceitação na indústria de processos
devido à capacidade de lidar com sistemas multivariados e com restrições. Esses são projetados baseando-se no modelo da planta que geralmente está sujeito a incertezas. Nesse contexto, é definido como controle preditivo robusto (RMPC) aquele que garante a estabilidade da malha fechada da planta mesmo na presença dessas incertezas. Existem diversas formulações RMPC, no entanto, estas são baseadas em modelos de espaço de estados onde a estabilidade é garantida sob a suposição de que os estados podem ser medidos, o que não acontece na prática. Assim, o objetivo deste trabalho é adaptar diferentes métodos RMPC utilizando apenas dados mensuráveis de entrada e saída. Os métodos escolhidos foram o RMPC baseado em tubos e o RMPC com Custo-Contrativo, pois estes tem um fardo computacional menor. Primeiramente, a estratégia Controle Preditivo Generalizado (GPC) é adaptada para incluir restrições de custo contrativo de forma a garantir estabilidade robusta em aplicações práticas onde não se tem acesso aos estados. Em seguida, um RMPC baseado em tubos é adaptado utilizando um modelo não mínimo de forma a atingir o mesmo objetivo. Por fim, um sistema multivariável não linear é usado como um estudo de caso para ilustrar a aplicação dos controladores propostos.