Professor Jomi Hubner publica livro “Multi-Agent Oriented Programming: Programming Multi-Agent Systems Using JaCaMo”

16/06/2020 21:24

Professor Jomi Hubner publica livro “Multi-Agent Oriented Programming: Programming Multi-Agent Systems Using JaCaMo”

O Professor Jomi Hubner, do DAS/CTC, em co-autoria com os professores Olivier Boissier, Rafael Bordini e Alessandro Ricci, publicou, pela Editora do  MIT Press, o livro “Multi-Agent Oriented Programming: Programming Multi-Agent Systems Using JaCaMo”.

O livro fornece os principais conceitos e técnicas de programação orientada a multi-agente, a qual suporta o paradigma de sistemas multiagentes em nível de programação.

Esse paradigma provê uma abordagem estruturada baseada em três dimensões integradas entre si, as quais são examinadas em detalhes no livro: (i) a dimensão de agente, usada para projetar as entidades que interagem; (ii) a dimensão do ambiente, a qual permite o desenvolvimento de recursos compartilhados e conexões com o mundo real; e (iii) a dimensão de organização, a qual estrutura as interações entre os agentes autônomos e o ambiente compartilhado.

O livro apresenta também um enfoque prático usando a plataforma e modelo de programação JaCaMo. Mais informações aqui: https://mitpress.mit.edu/books/multi-agent-oriented-programming

Multi-Agent Oriented Programming