Participação do Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis (GPER) do Solar World Congress – Chile

02/07/2020 13:28

O Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis GPER, representado pelo Professor Julio Elias Normey-Rico e os doutorandos Diogo Ortiz Machado e Adriano Brandão, participou em novembro de 2019 do SOLAR WORLD CONGRESS em Santiago no Chile,  com apresentação de vários trabalhos.

Durante o evento, a representante da Solar Thermal World, Sra. Bärbel Epp, se interessou pela pesquisa do grupo, em particular pelas técnicas de controle preditivo aplicadas no controle de campos solares, para melhorar a segurança e otimizar o aproveitamento da energia solar.

Assim, durante o evento foram realizadas reuniões entre a equipe do GPER e a Sra. Epp. O Prof. Julio foi entrevistado para falar dos projetos de pesquisa que vem sendo realizados (o vídeo da entrevista pode ser acessado em https://www.youtube.com/watch?v=-tb5jjtlrfs ).

Posteriormente, a equipe da Solar Thermal Word do Brasil contatou o professor Julio para publicar uma matéria sobre o tema, que está já disponível no link: https://www.solar-payback.com/improving-the-operation-of-concentrating-collectors/

A matéria trata dos sistemas de operação e controle de coletores solares fresnell (resultado de parte do trabalho do doutorando Diogo Ortiz Machado, sob orientação dos Profs. Julio e Gustavo de Andrade) do GPER.