Defesa de Ex. Qualificação – Jean Panaioti Jordanou – 20/10/2021

Prof. Eric Aislan Antonelo, Dr. – DAS/UFSC

20/10/2021  14h  (quarta-feira)

Videoconferência (https://meet.google.com/mpo-vqxk-apn)

Prof. Daniel Ferreira Coutinho, Dr. – DAS/UFSC (presidente)

Prof. Eduardo Gildin, Dr. – Texas A&M University;

Prof. Leandro dos Santos Coelho, Dr. – PUC/PR.

Título Analysis and Control of Dynamic Systems Modeled with Echo State Networks
Resumo: Redes de Estado de Eco são redes neurais muito bem consolidadas como modelos de identificação de sistemas, com fácil treinamento e alta representatividade de modelos, porém seu uso em aplicações de controle em comparação com outros modelos de redes neurais é pouco estudado. O objetivo dessa pesquisa é estudar aspectos de controle de sistemas dinâmicos modelados por Redes de Estado de Eco. A pesquisa segue em duas frentes. A primeira é a possibilidade de utilizar técnicas de redução de ordem de modelo em Redes de Estado de Eco para reduzir o número de estados, assim tornando o modelo ainda mais tratável para aplicações de controle ótimo e controle preditivo, porém tentando manter a precisão e a representatividade. Na segunda frente, se deseja obter uma prova de estabilidade para um controlador do tipo PNMPC (Practical Nonlinear Model Predictive Control) utilizando redes de estado de eco, obtendo não só uma garantia de estabilidade local ou global, mas também uma estimativa de região de atração. A partir dessas duas frentes de pesquisa, espera-se contribuir com o estado da arte aprofundando mais ainda o uso de Redes de Estado de Eco para aplicações de controle.