Editais – Doutorado

EDITAL N° 4/PPGEAS/2019 CHAMADA DE INSCRIÇÕES PARA INGRESSO EM 2020
MESTRADO E DOUTORADO

Edital N. 4/PPGEAS/2019 em PDF

Esta chamada tem por finalidade selecionar candidatos aos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para início das atividades em março de 2020.

1           Público-alvo

  • Mestrado: egressos de curso de engenharia, computação, física, matemática e áreas afins.
  • Doutorado: mestres oriundos de cursos de pós-graduação em engenharia, computação, física, matemática e áreas afins.

2          Área de concentração

Controle, automação e sistemas.

3          Linhas de pesquisa

  • Automação e sistemas mecatrônicos.
  • Sistemas computacionais.
  • Automação, controle, otimização e instrumentação para indústrias de petróleo e gás.

4          Dados do PPGEAS

  • Vários dos grupos de pesquisa do PPGEAS são considerados de excelência nacional, tendo diversos projetos e cooperações com empresas e com instituições de excelência nacional e internacional.
  • Conceito 6 na CAPES (máximo é 7).
  • Mais da metade dos professores têm bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq.
  • O PPGEAS tem várias cooperações internacionais com possibilidade de intercâmbio.

5          Bolsas

O PPGEAS dispõe de bolsas de mestrado e de doutorado financiadas por organismos governamentais e por projetos de pesquisa com empresas. Parte dessas bolsas é alocada no início do curso aos candidatos mais bem classificados no processo seletivo. As demais bolsas são alocadas aos alunos com desempenho acadêmico satisfatório à medida em que quotas adicionais sejam disponibilizadas, seja pela defesa de dissertações e teses ou por novos projetos. Recomenda-se que candidatos estrangeiros solicitem bolsa PEC-PG da CAPES ou CNPq. Não há garantia de bolsa a todos os alunos ingressantes no programa. Mais detalhes sobre bolsas estão disponíveis em:

6          Número de vagas

  • Mestrado: 30 vagas para a área única de Controle, Automação e Sistemas. A coordenação do PPGEAS poderá decidir pela abertura de vagas adicionais até o encerramento deste processo seletivo.
  • Doutorado: como o ingresso é em fluxo contínuo, não existe um número de vagas pré-estabelecido, sendo limitado à capacidade de orientação do corpo docente.

7          Mais informações sobre os cursos ofertados

8          Comissão de seleção

O processo de seleção será conduzido por comissão designada pelo colegiado delegado do PPGEAS.

9          Processo de seleção

As notas atribuídas no processo de seleção para candidatos ao mestrado variam em uma escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez). Para candidatos ao mestrado, o processo consiste das seguintes etapas:

  • Inscrições (etapa eliminatória) – seção 9.1.
  • Prova de títulos (etapa classificatória) – seção 9.2.

As notas atribuídas no processo de seleção para candidatos ao doutorado são classificadas como habilitado ou eliminado. Para candidatos ao doutorado o processo consiste das seguintes etapas:

  • Inscrições (etapa eliminatória) – seção 9.1.
  • Prova de títulos (etapa eliminatória) – seção 9.2.
  • Projeto de pesquisa (etapa eliminatória) – seção 9.3.

A seguir cada etapa é descrita tanto para candidatos ao mestrado quanto para candidatos ao doutorado.

9.1        Da Inscrição

A inscrição se inicia pelo preenchimento do formulário disponível em:

http://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/index.xhtml?cdCurso=41000069

Em seguida, cópias dos documentos listados abaixo deverão ser enviados em formato PDF para ppgeas@contato.ufsc.br. Em até dois úteis, a secretaria irá responder ao email com a confirmação do registro da inscrição. Caso não haja recebimento desta correspondência eletrônica no prazo estipulado, o candidato interessado deverá contactar a secretaria do programa para confirmação do registro da inscrição.

Obs.: no caso dos candidatos selecionados para ingresso no PPGEAS, a documentação deverá ser reapresentada junto com os originais no ato da primeira matrícula no curso.  Cópias devidamente autenticadas dispensam a apresentação dos originais. A ausência de quaisquer dos documentos impossibilita a matrícula no programa.

Os documentos requeridos para a homologação da inscrição são listados a seguir.

  • Histórico escolar do curso de graduação. Caso não conste no histórico a média geral do curso (ou índice de aproveitamento), o candidato deve anexar documento com a média geral, mesmo que calculada pelo próprio candidato. Candidatos ao doutorado que já possuam título de mestre devem incluir também o histórico escolar do curso de mestrado.
  • Diploma de curso superior ou declaração de conclusão do curso superior em tempo hábil para ingresso no mestrado do PPGEAS. Para candidatos ao doutorado que têm título de mestre também é necessário cópia do diploma de mestrado.
  • Documento válido de identificação com foto para candidatos brasileiros.
  • Passaporte com foto e dados pessoais para candidatos estrangeiros.
  • Currículo Lattes atualizado (para confecção ou atualização do currículo Lattes, acesse: http://lattes.cnpq.br/).
  • Duas cartas de referência preenchidas por professores universitários ou profissionais de nível superior que possam opinar sobre a aptidão do candidato para estudos avançados, cujo modelo está disponível em:

pgeas.ufsc.br/files/2018/08/2018-PPGEAS-Folha-de-Referencia.docx

ou

https://pgeas.ufsc.br/files/2015/03/PPGEAS-Folha-de-Referencia-pdf.pdf

Para candidatos ao doutorado, é possível anexar uma única carta de referência, desde que do orientador de mestrado.

Será eliminado o candidato que não apresentar cartas de recomendação ou o candidato que não tenha sido recomendado ou recomendado com ressalvas em pelo menos uma das cartas.

  • Documento de apresentação/motivação, apenas para candidatos ao mestrado: texto em formato livre com no máximo 5 mil caracteres (com espaços) que contenha uma breve descrição das experiências acadêmicas e profissionais do candidato indicando sua motivação para realização do mestrado no PPGEAS; a indicação da área pretendida para estudos no mestrado; e uma visão geral sobre o tema pretendido para pesquisa, buscando estabelecer uma relação com suas experiências e expectativas. É importante observar que não necessariamente o candidato, uma vez selecionado, desenvolverá seu trabalho no tema abordado.

Na etapa 2 do cronograma (ver Anexo A), a banca examinadora irá avaliar o documento emitindo parecer favorável ou não à continuação do candidato no processo seletivo.  A avaliação se dará com base nos seguintes critérios: uso da língua, encadeamento lógico e coerente de ideias, organização do conteúdo e adequação às linhas de pesquisa do programa. Será eliminado o candidato com parecer desfavorável.

  • Projeto de pesquisa, apenas para candidatos ao doutorado, conforme instruções na seção 9.4.

O não envio de um ou mais documentos no prazo previsto no cronograma (Anexo A) elimina automaticamente o candidato do processo de seleção.

9.2        Da Prova de Títulos

9.2.1         Para candidatos ao mestrado

A prova de títulos, de caráter classificatório, consiste na avaliação de títulos e atividades acadêmicas realizadas pelo candidato e devidamente registradas no seu currículo Lattes. Atividades que porventura não estejam descritas no currículo Lattes não serão consideradas neste processo seletivo. A nota da prova de títulos corresponde à seguinte média ponderada:

em que

  • H é a nota referente ao histórico escolar de graduação, que corresponde ao índice de desempenho (aproveitamento) médio.
  • é a nota do ENADE do curso de graduação. Para cursos que não foram avaliados considerar-se-á .
  • é a nota de afinidade do curso de graduação com as linhas de pesquisa do PPGEAS.
  • é a nota de atividades acadêmicas.

As notas  e  são calculadas de acordo com as tabelas do Anexo B.

9.2.2        Para candidatos ao doutorado

A prova de títulos, de caráter eliminatório, consiste na avaliação de títulos e atividades acadêmicas realizadas pelo candidato e devidamente registradas no seu currículo Lattes. Atividades que porventura não estejam descritas no currículo Lattes não serão consideradas neste processo seletivo. A prova de títulos tem como resultado habilitado ou eliminado, conforme avaliação da comissão de seleção.

9.3        Do projeto de pesquisa

O projeto de pesquisa, exclusivo para o caso de candidatos ao doutorado, tem caráter eliminatório. A avaliação do projeto de pesquisa tem como resultado habilitado ou eliminado e será feita conforme os seguintes critérios:

  • Relevância e contribuição do projeto para a linha de pesquisa.
  • Qualidade da revisão bibliográfica.
  • Capacidade de argumentação lógica e organização de ideias em um texto dissertativo, incluindo o domínio da língua escolhida, que pode ser português, inglês ou espanhol.

9.4        Do resultado final

9.4.1         Para candidatos ao mestrado

A nota final a ser atribuída para candidatos ao mestrado que não foram eliminados em nenhuma etapa consistirá da nota obtida na prova de títulos, sendo considerado aprovado o candidato que atingir classificação acima ou igual a 6,0. Em caso de eliminação em alguma etapa do processo seletivo, o candidato será reprovado.

9.4.2        Para candidatos ao doutorado

O resultado final para candidatos ao doutorado será aprovado ou reprovado. Será considerado aprovado neste processo seletivo o candidato que for habilitado em todas as etapas; e reprovado neste processo seletivo o candidato que for eliminado em pelo menos uma das etapas.

10      Disposições finais

  • Em caso de constatação de fraude em qualquer etapa deste processo seletivo, o candidato será automaticamente desclassificado e considerado reprovado neste certame.
  • Casos não previstos neste edital serão avaliados pela Comissão de Seleção.

Anexo A

Cronograma

Etapa Descrição Data
1 Inscrições de 21/10/2019 a 30/11/2019
Divulgação das inscrições deferidas 4/12/2019
2 Avaliação das candidaturas 9/12/2019 a 13/12/2019
Divulgação do resultado preliminar do processo seletivo 13/12/2019
3 Interposição de recursos referentes ao resultado preliminar do processo seletivo 16/12/2019 a 18/12/2019
4 Divulgação do resultado final do processo seletivo 20/12/2019

Anexo B

Tabelas de pontuação para a prova de currículo do mestrado

Cálculo da nota de afinidade do curso de graduação ( )

Afinidade do curso de graduação
10 Bacharelado em engenharia de controle e automação, mecatrônica e similares
9 Bacharelado em nas demais engenharias ou ciência da computação
7 Bacharelado em matemática, física ou sistemas de informação
5 Bacharelado em outros cursos
4 Outras formações

Cálculo da nota relativa às atividades acadêmicas ( )

Para cada item, há um valor mínimo e máximo, cabe a comissão de avaliação ponderar o valor em função (i) da qualidade da atividade e (ii) da sua aderência tanto ao tema de pesquisa pretendido (conforme documento de apresentação/motivação) quanto às linhas de pesquisa do PPGEAS. A nota máxima para  é 10.

Pontos Atividades
3..10 Por artigo publicado em periódico indexado
1..4 Por artigo completo publicado em anais de eventos
2..5 Por título de especialização lato sensu
3..4 Por conclusão de um trabalho de iniciação científica
2 Por semestre de monitoria
2 Por patente (limitado a 4 pontos)
1..3 Por registro de software
1..2 Por orientação de trabalho de conclusão de curso de graduação ou estágio
1..2 Por ano de exercício de magistério (limitado a 6 pontos)
1..2 Por ano de exercício de atividades profissionais (limitado a 6 pontos)
1..3 Por orientação ou coorientação de iniciação científica
1 Por participação em banca examinadora de trabalho de conclusão de curso
0..5 Por outras atividades que a comissão julgar relevante

________________________________________________________________________________________________________________________________

EDITAL N° 1/PPGEAS/2019

CHAMADA PARA CURSO DE DOUTORADO – SELEÇÃO CONTÍNUA

Esta chamada tem por finalidade selecionar candidatos para o curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS), em regime de seleção contínua.

Público alvo: Mestres egressos de programas de pós-graduação em Engenharia, Computação, Física, Matemática e áreas afins. Excepcionalmente, podem ser admitidos graduados nessas áreas.

Linhas de Pesquisa:

  • Controle;
  • Automação e Sistemas Mecatrônicos;
  • Sistemas Computacionais;
  • Automação, Controle, Otimização e Instrumentação para Indústrias de Petróleo e Gás.

 

Alguns dados do PPGEAS:

Vários dos grupos de pesquisa que atuam nestas linhas de pesquisa são considerados de excelência nacional, tendo projetos e cooperações com empresas e com instituições nacionais e internacionais.

  • Nota 6 na CAPES (máximo é 7).
  • 14 dos 27 professores têm bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq.

O programa tem várias cooperações internacionais com possibilidade de intercâmbio.

Calendário

Inscrições: a qualquer tempo

Divulgação dos resultados: até o dia 10 do mês subsequente à inscrição, ou antes.

Organização do curso de doutorado

Somente em tempo integral: 36 créditos em disciplinas (revalidação de até 24 créditos do mestrado) com duração de até 4 anos. É necessário um projeto de tese de doutorado elaborado em concordância com um docente do PPGEAS.

Seleção:

A seleção dos candidatos é realizada por comissão de professores e o processo de classificação é resultado da análise da documentação de inscrição do candidato conforme listado a seguir. Os documentos necessários e o procedimento de inscrição estão em http://pgeas.ufsc.br/inscricao-doutorado.

Número de vagas: não há limite pré-definido para o número de vagas para doutoramento, sendo apenas limitado pela capacidade de orientação do corpo docente.

Documentação:

A inscrição de candidaturas deve iniciar pelo preenchimento do formulário eletrônico disponível em:

Os documentos listados a seguir devem ser encaminhados após o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição:

  1. Histórico escolar do curso de graduação e do mestrado;
  2. Fotocópia do diploma de curso superior (graduação) e do diploma de mestrado (ou da ata de defesa pública com a aprovação do candidato);
  • Fotocópia da carteira de identidade e CPF;
  1. Fotocópia da certidão de nascimento;
  2. Para candidato(a)s estrangeiro(a)s, fotocópia do passaporte na página em que consta a foto e os dados pessoais mais fotocópia do visto de permanência temporário no Brasil;
  3. Currículo Lattes (preferência) ou Vitae;
  • Carta de avaliação do orientador de dissertação de mestrado ou duas cartas de recomendação, preenchidas por professores universitários ou profissionais de nível superior que possam opinar sobre a aptidão do candidato para estudos avançados (modelo: DOC/PDF);
  • Descrição detalhada do trabalho que o candidato pretende desenvolver (com motivação, problemática, justificativa, objetivo, metodologia, cronograma, referências, plano de disciplinas a serem cursadas e lista das disciplinas cujos créditos se deseja revalidar), elaborada conjuntamente e com a anuência do futuro orientador de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas da UFSC.

Os documentos especificados nos itens ii a v na lista acima devem ser autenticados mediante apresentação dos originais à secretaria do curso ou em cartório.

Observação: excepcionalmente, serão consideradas candidaturas de graduados sem o curso de mestrado.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por correio através do endereço:

UFSC-CTC-DAS/PPGEAS-Secretaria, SALA 213
Bairro Trindade
Caixa Postal 476
Florianópolis-SC, 88040-900

 

Processo Seletivo

Na avaliação da inscrição, serão considerados o mérito do projeto a ser realizado, adequação do perfil do aluno e do orientador na realização do projeto e disponibilidade de orientação do professor orientador.

No processo de classificação dos alunos aceitos para fins de distribuição de bolsas os seguintes pontos são analisados:

 

  • Curriculum vitae: monitorias, projetos de Iniciação Científica, publicações, participações em eventos e proficiência em línguas.
  • Projeto: aspectos metodológicos, relevância e domínio do tema.
  • Histórico escolar: média geral, notas nas disciplinas básicas e afins da área pretendida no doutorado, reprovações, duração do mestrado, conceito atribuído pelo MEC ao curso de graduação e mestrado realizados.
  • Cartas de referência: grau de conhecimento do aluno pelos informantes e classificação do aluno segundo os informantes.

O PPGEAS dispõe de bolsas de doutorado financiadas por organismos governamentais e por projetos de pesquisa com empresas. As bolsas são alocadas conforme a ordem de classificação dos candidatos.  Ao longo do curso, doutorandos sem bolsa podem receber o benefício com base no desempenho acadêmico satisfatório à medida que quotas adicionais sejam disponibilizadas, seja pela defesa de teses ou por recursos de projetos.

Recomenda-se que candidatos estrangeiros solicitem bolsa PEC-PG da CAPES (http://www.capes.gov.br/pt/cooperacao-internacional/multinacional/pec-pg ) ou CNPq.

 

Florianópolis, 6 de maio de 2019.

 

Prof. Werner Kraus Junior
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em
Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS)
Centro Tecnológico (CTC)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)