Notícias

Doutorando do PPGEAS, Marcelo Morato, recebe prêmio de melhor artigo no CBA 2020
O doutorando do PPGEAS, Marcelo Menezes Morato, recebeu o prêmio de melhor artigo no CBA 2020 na categoria doutorado.
O artigo apresentado pelo Marcelo foi:
Optimal Control Concerns Regarding the COVID-19 (SARS-CoV-2) Pandemic in Bahia and Santa Catarina, Brazil 
Autores: Marcelo M. Morato, Igor M. L. Pataro,  Marcus V. Americano da Costa, Julio E. Normey-Rico
O trabalho foi resultado de uma colaboração com a UFBA, sob coordenação do Prof. Marcus Vinícius Americano da Costa Filho, que realizou seu doutorado no PPGEAS e que conduziu as pesquisas naquela universidade.
Agora, o trabalho é recomendado para a revista da Sociedade Brasileira de Automática para uma possível publicação em versão ampliada e melhorada.
Parabéns aos autores!
Equipe de Divulgação – PPGEAS
Prof. Ivo Barbi está também entre os 600 pesquisadores brasileiros listados no grupo de 100 mil cientistas mais influentes do mundo

O prof. Ivo Barbi, que foi docente permanente do PPGEAS de 2017 a 2019, está também entre os 600 pesquisadores brasileiros listados no grupo de 100 mil cientistas mais influentes do mundo. Parabenizamos ao prof. Barbi pelo reconhecimento do excelente trabalho realizado nas suas pesquisas. Atualmente, o prof. Barbi é membro do grupo de pesquisas em energia fotovoltaica da UFSC (http://fotovoltaica.ufsc.br/).

Clique aqui para ler a notícia completa no site da UFSC.

Equipe de divulgação – PPGEAS

Prof. Ubirajara Moreno foi escolhido como vice-coordenador do comitê técnico da Federação Internacional de Controle Automático – IFAC

O prof. Ubirajara Moreno, docente permanente do PPGEAS, foi escolhido como vice-coordenador do comitê técnico da Federação Internacional de Controle Automático – IFAC dedicado às questões do impacto da automação na sociedade. Trata-se de um importante reconhecimento da IFAC ao trabalho desenvolvido pelo prof. Moreno na área de automação durante sua carreira na UFSC.

Visite a página do TC 9.2 – Social Impacts of Automation para conhecer mais sobre o trabalho do comitê.

Equipe de divulgação – PPGEAS

Prof. Alexandre Trofino está entre os 600 pesquisadores brasileiros listados no grupo de 100 mil cientistas mais influentes do mundo

O prof. Alexandre Trofino, docente permanente do PPGEAS, está entre os 600 pesquisadores brasileiros listados no grupo de 100 mil cientistas mais influentes do mundo. Celebramos junto com o colega este reconhecimento pelo trabalho de toda uma vida profissional dedicada à ciência. Atualmente, o prof. Trofino participa, dentre outros, do grupo de pesquisas de geração de energia elétrica por aerofólios cabeados (UFSCKite). Clique aqui para ler a notícia completa no site da UFSC.

Equipe de divulgação – PPGEAS

Trabalho de pesquisadores PPGEAS é premiado no congresso nacional

O trabalho intitulado “Redução da espera a bordo por controle de intervalo entre ônibus adaptado ao carregamento”, de autoria do mestre Lucas  Franco Lima, recebeu o Prêmio ANPET de Produção Científica na área de Modelos e Técnicas de Planejamento de Transportes no 34º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET).

Lucas é mestre pelo PPGEAS/UFSC e contou com a colaboração do doutorando Lucas Zimmermann e dos professores Werner Kraus Junior e Rodrigo Castelan Carlson (PPGEAS/UFSC) e do professor Luiz Alberto Koehler da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Clique aqui para ler a notícia completa no site da UFSC.

Coordenação do PPGEAS

Egresso do DAS e do PPGEAS, Germano Schafaschek, recebe prêmio em Conferência Internacional

O egresso do DAS e do PPGEAS, Germano Schafaschek, foi premiado em Conferência Internacional realizada entre 11 e 13 de novembro, na 15a Edição do “IFAC Workshop on Discrete Event Systems” – WODES 2020.


Este evento, considerado um dos mais relevantes do mundo na área de Sistemas a Eventos Discretos, acontece a cada 2 anos, e teria, em 2020, sua primeira edição brasileira, no Rio de Janeiro, não fosse a situação de pandemia que o levou ao formato virtual.
Com 75 artigos de autores de todos os continentes, o encontro premiou o trabalho de nosso ex-aluno, Germano Schafaschek, como o melhor artigo de estudante (Best Student Paper).
O artigo “Optimal Control of Timed Event Graphs with Resource Sharing and Output-Reference Update” é parte de seu trabalho de doutorado na Technische Universität de Berlim.
Germano é Engenheiro de Controle e Automação, formado no DAS em março de 2012, e mestre em Automação e Sistemas pelo PPGEAS, em novembro de 2014.
Parabéns Germano, pelo excelente trabalho!!

Coordenação do PPGEAS

(English) Master

Desculpe-nos, mas este texto está apenas disponível em Inglês Americano.

Plenário sobre a Covid-19 no IFAC World Congress 2020 com a participação do Prof. Julio Elias Normey-Rico

Durante a IFAC WORLD CONGRESS, o maior evento internacional de controle automático organizado que ocorrerá de 11 a 17 de julho de 2020 totalmente virtual, acontecerá uma sessão plenária (12 de julho) sobre o COVID. Essa plenária discutirá questões relacionadas  ao combate do Vírus e será coordenada pelo Prof. Teodoro Álamo da Universidade de Sevilha,. Estarão presentes 3 palestrantes convidados e um painel de debate com os 3 palestrantes e outros 4 convidados.

Os palestrantes convidados são a Dra. Nuria Oliver (The European Laboratory of Learning and Intelligent Systems), Dra. Sara del Valle (Los Alamos National Laboratory) e Dr. Julio E. Normey-Rico (Universidade Federal de Santa Catarina). O objetivo das palestras e o debate é analisar a utilização de estudos em Data Science, Epidemiologia e Teoria de Controle para combater os efeitos do vírus no planeta. O link da programação é esse.

A palestra do  prof. Julio tratará dos resultados de uma pesquisa realizada com o doutorando Marcelo Morato do PPGEAS e com os pesquisadores Saulo  Bastos e Daniel Cajueiro da Universidade de Brasília, onde se estuda a aplicação de técnicas de controle preditivo para definir políticas de distanciamento social no Brasil.

Participação do Prof. Julio Elias Normey-Rico no IFAC World Congress 2020
De 11 a 17 de julho de 2020 acontece o IFAC WORLD CONGRESS, o maior evento internacional de controle automático. Organizado a cada 3 anos pela IFAC (International Federation of Automatic Control), em 2020, pela primeira vez, o congresso será virtual.
No dia 11 de julho acontecem os Workshops, que tratam de diversos assuntos de interesse da comunidade internacional de controle automático. O Prof. Julio Elias Normey-Rico participará como palestrante de um dos workshops, junto a outros pesquisadores de vários países.
Veja a informação completa do workshop:
Workshop:  Advanced Topics in PID Control System Design, Automatic Tuning and Applications
Organisers: Liuping Wang and Antonio Visioli

Speakers:

Tore Hägglund, Lund University, Sweden
Antonio Visioli, University of Brescia, Italy
Eric Rogers, University of Southampton, UK
Julio Elias Normey-Rico, Federal University of Santa Catarina (UFSC), Brazil
José Luis Guzmán Sánchez, University of Almería, Spain
Ramon Vilanova Arbos, Universitat Autonoma Barcelona, Spain
Sebastian Dormido, UNED, Spain
Toro Yammoto, Hiroshima University, Japan

Liuping Wang, RMIT University, Melbourne, Australia
YangQuan Chen, University of California, Merced, USA
No site do evento (https://www.ifac2020.org/program/workshops.html) é possível conferir a programação completa deste workshop e dos outros que serão oferecidos no evento.
Participação do Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis (GPER) do Solar World Congress – Chile

O Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis GPER, representado pelo Professor Julio Elias Normey-Rico e os doutorandos Diogo Ortiz Machado e Adriano Brandão, participou em novembro de 2019 do SOLAR WORLD CONGRESS em Santiago no Chile,  com apresentação de vários trabalhos.

Durante o evento, a representante da Solar Thermal World, Sra. Bärbel Epp, se interessou pela pesquisa do grupo, em particular pelas técnicas de controle preditivo aplicadas no controle de campos solares, para melhorar a segurança e otimizar o aproveitamento da energia solar.

Assim, durante o evento foram realizadas reuniões entre a equipe do GPER e a Sra. Epp. O Prof. Julio foi entrevistado para falar dos projetos de pesquisa que vem sendo realizados (o vídeo da entrevista pode ser acessado em https://www.youtube.com/watch?v=-tb5jjtlrfs ).

Posteriormente, a equipe da Solar Thermal Word do Brasil contatou o professor Julio para publicar uma matéria sobre o tema, que está já disponível no link: https://www.solar-payback.com/improving-the-operation-of-concentrating-collectors/

A matéria trata dos sistemas de operação e controle de coletores solares fresnell (resultado de parte do trabalho do doutorando Diogo Ortiz Machado, sob orientação dos Profs. Julio e Gustavo de Andrade) do GPER.

Professor Jomi Hubner publica livro “Multi-Agent Oriented Programming: Programming Multi-Agent Systems Using JaCaMo”

Professor Jomi Hubner publica livro “Multi-Agent Oriented Programming: Programming Multi-Agent Systems Using JaCaMo”

O Professor Jomi Hubner, do DAS/CTC, em co-autoria com os professores Olivier Boissier, Rafael Bordini e Alessandro Ricci, publicou, pela Editora do  MIT Press, o livro “Multi-Agent Oriented Programming: Programming Multi-Agent Systems Using JaCaMo”.

O livro fornece os principais conceitos e técnicas de programação orientada a multi-agente, a qual suporta o paradigma de sistemas multiagentes em nível de programação.

Esse paradigma provê uma abordagem estruturada baseada em três dimensões integradas entre si, as quais são examinadas em detalhes no livro: (i) a dimensão de agente, usada para projetar as entidades que interagem; (ii) a dimensão do ambiente, a qual permite o desenvolvimento de recursos compartilhados e conexões com o mundo real; e (iii) a dimensão de organização, a qual estrutura as interações entre os agentes autônomos e o ambiente compartilhado.

O livro apresenta também um enfoque prático usando a plataforma e modelo de programação JaCaMo. Mais informações aqui: https://mitpress.mit.edu/books/multi-agent-oriented-programming

Multi-Agent Oriented Programming

Professor Ivo Barbi é premiado por contribuição no avanço da Eletrônica de Potência e recebe homenagem do IEEE

Professor Ivo Barbi, ex-docente permanente do PPGEAS, recebe homenagem do IEEE (Institute of Electrical and Electronic Engineers – IEEE) com o prêmio “IEEE William Newell Power Electronics Award”, atribuída anualmente a um pesquisador de destaque mundial na área de Eletrônica de Potência. Parabéns, prof. Barbi!
Na mesma edição de premiações, também foi agraciado o prof. Markos Papageorgiou, da Universidade Técnica de Creta, Grécia, com o qual trabalharam professores do PPGEAS. Ele recebeu a homenagem “IEEE Transportation Technologies Award”.

Notícia no site do CTC

Coordenação do PPGEAS

Trabalho de pesquisadores do PGEAS/UFSC é premiado em congresso nacional
Trabalho de pesquisadores do PGEAS/UFSC é premiado em congresso nacional.
O trabalho intitulado “Problemas dinâmicos de coleta e entrega com janelas de tempo: instâncias de benchmark” de autoria do mestre Renan Artur Lopes Eccel e do professor Rodrigo Castelan Carlson do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PGEAS)  da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu o “Prêmio ANPET de Produção Científica” na área de logística no 33º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET).
O congresso que é promovido anualmente pela ANPET e este ano foi organizado pela UFSC  reuniu cerca de 600 pesquisadores e profissionais de todo o Brasil e do exterior em Balneário Camboriú de 10 a 14 de novembro.
A cada edição do congresso, o “Prêmio Anpet de Produção Científica” é concedido a dois artigos de cada área temática. Os trabalhos premiados também serão convidados para submissão para uma edição especial da Revista Transportes, periódico técnico-científico nacional publicado pela ANPET.
Os anais estão disponíveis na página do congresso. (http://www.anpet.org.br/33anpet/index.php/pt/)
Na foto, o mestre Renan Eccel (centro) e o professor Rodrigo Castelan Carlson (direita) recebem o prêmio da presidente da ANPET, Helena Beatriz Cybis (esquerda) e da diretora científica da ANPET, Cira Pitombo (centro).
Projeto UFSCKite é destaque no programa “Traduzindo Ciência” da UFSC

O prof. Marcelo De Lellis apresenta o projeto UFSCKite no programa; assista aqui no canal do programa no Youtube.

Seminário Identificação de Sistemas por Subespaços – 10/10/2019 às 11h00

Quinta feira, dia 10/10, às 11 horas, na sala PPGEAS I, teremos um seminário:

 “Identificação de Sistemas por Subespaços”

Será apresentado pelo Prof. Ademar Gonçalves da Costa Júnior, pós-doc do PGEAS.

Doutorando do PPGEAS, Marcelo Menezes Morato, é um dos vencedores do prêmio alemão Green Talents 2019

Doutorando em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Marcelo Menezes Morato é um dos vencedores do prêmio alemão Green Talents 2019. Em outubro, o governo da Alemanha promove em Berlim o encontro entre jovens cientistas com a elite alemã de pesquisadores das áreas da ciência e da sustentabilidade. O intercâmbio de ideias é base para futuras cooperações com o país, por meio da competição Green Talents que é realizada todos os anos pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF).

O projeto de pesquisa do florianopolitano Marcelo Menezes Morato, 24 anos, tem foco no controle e na supervisão de microrredes renováveis baseadas na indústria da cana-de-açúcar brasileira. Seu trabalho de pesquisa investigou como esta indústria poderia constituir uma alternativa viável para o futuro da geração de energia no Brasil, por meio do uso de seus bio-resíduos (bagaço, palhiço, vinhaça) combinados a sistemas renováveis externos (painéis fotovoltáicos e turbinas eólicas). Esta ideia garantiria aumento da eficiência e da sustentabilidade destes sistemas e poderia servir como planejamento estratégico para o desenvolvimento do País, dado a proporção da indústria sucroalcooeira.

Marcelo impressionou a bancada alemã de especialistas com sua abordagem prática para tornar a integração de fontes de energia renovável possível e menos propensa a erros. A Engenharia de Controle e Automação é de grande importância para a as matrizes energéticas do futuro, com fontes de energia diversificadas, pois projeta os sistemas de integração e coordenação destes geradores múltiplos.

Os 25 ganhadores serão homenageados em cerimônia de premiação no dia  no BMBF – Ministério Federal da Educação e Pesquisa, em Berlim. O evento será aberto por Michael Meister, secretário de estado parlamentar, e contará com a presença de representantes das instituições participantes, membros do júri e da embaixada e outros convidados ilustres.

Mais informações encontram-se no link https://noticias.ufsc.br/2019/10/pesquisador-da-ufsc-e-um-dos-vencedores-do-premio-alemao-green-talents-2019

Estudante Selecionado para a “São Paulo School of Advanced Science on Learning from Data”

Alireza Olama, estudante de doutorado do PPGEAS, foi selecionado pelo Programa Avançado de Ciências da FAPESP para participar da Escola Avançada de Ciência de Aprendizado de Dados, organizada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade de São Paulo (USP).

O evento irá ocorrer entre os dias 29 de julho e 9 de Agosto no campus da USP. O programa inclui palestras e minicursos nas áreas de ciência de dados e aprendizagem de máquina, também eventos de integração acadêmica e social. A escola irá contar com a participação de pesquisadores e profissionais de diversos países. Alireza foi selecionado com uma bolsa de estudos para custeio da taxa de inscrição, viagem e hospedagem.

Maiores detalhes da Escola Avançada de Ciência de Aprendizado de Dados podem ser obtidos no site: https://sites.usp.br/datascience/spsas-learning-from-data/

Students led by professors Daniel J. Pagano and Ivo Barbi won a HIL402 academic package as a main reward at Typhoon HIL’s academic program competition “10 for 10”.

May 2019 – Students won a HIL402 academic package as a main reward at Typhoon HIL’s academic program competition “10 for 10”.

We are happy to announce that our Research Group on Energy Processing (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42091), led by professors Daniel J. Pagano and Ivo Barbi won a HIL402 academic package, as a main reward at Typhoon HIL’s academic program competition “10 for 10”.

May 2019 – Students won a HIL402 academic package as a main reward at Typhoon HIL’s academic program competition “10 for 10”.

Membros do GPEN premiados no “10 for 10 Program Award”

Alunos do grupo de Pesquisa em Processamento de Energia (GPEN-CNPq) do Departamento de Automação e Sistemas (CTC/UFSC), coordenado pelos professores Ivo Barbi e Daniel J. Pagano, ganharam o prêmio principal do “10 for 10 Program Award” organizado pela empresa Typhoon HIL, logo de ter cumprido com sucesso todos os requisitos definidos nas regras do concurso. O prémio é um emulador em tempo real HIL402 (vide foto abaixo) com uma licença de software Typhoon HIL.

A empresa Typhoon HIL Inc. é, desde 2008, líder de mercado e tecnologia na área de simulação de controladores digitais (controller-Hardware-in-the-Loop C-HIL) para eletrônica de potência, microrredes e redes de distribuição de energia elétrica.

O equipamento será utilizada em pesquisas de modelagem e controle de sistemas de eletrônica de potência e energias renováveis, pelo grupo coordenado pelo Professor Daniel J. Pagano, no curso de Pós-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS), do Departamento de Automação e Sistemas, (CTC/UFSC).

____________________________________________________________________________________________________________________________________

We are happy to announce that our Research Group on Energy Processing (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/42091), led by professors Daniel J. Pagano and Ivo Barbi won a HIL402 academic package, as a main reward at Typhoon HIL’s academic program competition “10 for 10”.

Typhoon HIL is the market and technology leader in the rapidly-growing field of ultra-high-fidelity controller-Hardware-in-the-Loop (C-HIL) simulation for power electronics, microgrids, and distribution networks.

Criação do Instituto Brasileiro de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis – IBEPE

É com prazer que anunciamos a recente criação do Instituto Brasileiro de Eletrônica de Potência e Energias Renováveis – IBEPE, cujo diretor é o Prof. Ivo Barbi, membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas.

O IBEPE trabalha com as seguintes áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação:
I) Fontes Renováveis de Energia
II) Conversores para Sistemas Elétricos de Potência
III) Microrredes

Para mais informações sobre o Instituto, acesse: http://ibepe.org

Prof. Ivo Barbi, do PGEAS, lança o livro “Soft Commutation Isolated DC-DC Converters” pela editora Springer

É com prazer que anunciamos a publicação do livro Soft Commutation Isolated DC-DC Converters pelo Prof. Ivo Barbi, membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas.

Título do livro: Soft Commutation Isolated DC-DC Converters
Autores: Ivo Barbi e Fabiana Pöttker
Editora: Springer

Mais informações sobre o livro em:
https://link.springer.com/book/10.1007/978-3-319-96178-1
ou
https://www.amazon.com/Commutation-Isolated-DC-DC-Converters-Systems/dp/3319961772

Trabalho desenvolvido no PPGEAS recebeu o “Prêmio ANPET de Produção Científica” – 2018

Trabalho desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas recebeu (PPGEAS/UFSC) o “Prêmio ANPET de Produção Científica” no 32º Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET). O congresso, que é promovido anualmente pela ANPET, foi realizado em Gramado, de 4 a 8 de novembro, reunindo mais de 700 pesquisadores e profissionais de todo o Brasil e do exterior.

O artigo científico “Estimativa de embarque e desembarque de passageiros por detecção de sinal de Wi-Fi de dispositivos móveis”, de autoria do doutorando Diego Benites Paradeda e seus orientadores, os professores Werner Kraus Junior e Rodrigo Castelan Carlson foi premiado na área de Gestão de Transportes

A cada edição do congresso, o “Prêmio Anpet de Produção Científica” é concedido a dois artigos de cada área temática. Os trabalhos premiados também serão convidados para submissão para uma edição especial da Revista Transportes, periódico técnico-científico nacional publicado pela ANPET.

Os anais estão disponíveis na página do congresso.

Prof. Rômulo de Oliveira, do PGEAS, lança livro eletrônico (e-book) sobre sistemas de tempo real

Fundamentos dos Sistemas de Tempo Real descreve aspectos teóricos e práticos da área, tratando de tópicos normalmente incluídos em cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Ciência da Computação e vários cursos de Tecnologia em Automação.

O tratamento dos conceitos e fundamentos da área é rigoroso. Entretanto, o texto procura manter um olhar prático de engenharia, fugindo de exageros matemáticos baseados em premissas distantes da realidade. A ideia é fornecer ao leitor uma estrutura conceitual sólida e um entendimento do tema, incluindo as limitações da área, de tal forma que ele possa lidar com projetos reais sabendo o que pode e o que não pode ser feito.
Este texto, escrito em linguagem de fácil leitura, rico em ilustrações e em exercícios, baseia-se na longa experiência do autor em sala de aula. Pode ser adotado como bibliografia básica em disciplinas sobre Sistemas de Tempo Real ou como bibliografia complementar em disciplinas que tratam deste tema entre outros.

O livro inclui material sobre sistemas operacionais e programação concorrente, pois muitos cursos de engenharia e de tecnologia de automação possuem uma disciplina que junta sistemas operacionais, programação concorrente e tempo real, podendo ser adotado como bibliografia básica de uma disciplina como esta.

A organização dos capítulos permite ao professor montar seu plano de ensino conforme o contexto do seu curso, podendo descartar alguns capítulos sem prejuízo para o entendimento de capítulos posteriores.

O livro também é interessante para profissionais que trabalham com o desenvolvimento de software para Sistemas Embutidos ou Embarcados (Embedded Systems) e Internet das Coisas onde aparecem questões de tempo real. Dispositivos de controle e automação em geral estão nesta categoria. O livro esclarece aspectos dos sistemas de tempo real, conceitos, o que pode e o que não pode ser feito, fornecendo uma base conceitual sólida e ponteiros sobre onde buscar aprofundamento em questões específicas.

Mais informações em:
http://www.romulosilvadeoliveira.eng.br/livrotemporeal.html

Publicação elaborada em coautoria por doutorandos e professor do PPGEAS foi escolhida como um dos três vencedores do concurso IES-SYPA.

 Publicação elaborada em coautoria por doutorandos e professor do PPGEAS foi escolhida pelo IEEE IES Students and Young Professionals Activity Committee como um dos três vencedores do concurso IEEE IES STUDENT & YOUNG PROFESSIONALS PAPER ASSISTANCE (IES-SYPA). Como resultado, a doutoranda Karila Palma Silva, primeira autora do trabalho, recebeu apoio da organização para custear as despesas para apresentação do artigo na IEEE 23rd International Conference on Emerging Technologies and Factory Automation em Torino, Itália. O evento foi realizado na semana de 3 a 5 de setembro.

 Os demais autores são os doutorandos Luis Fernando Arcaro e Daniel Bristot de Oliveira, e o prof. Rômulo Silva de Oliveira. O título do artigo é “An Empirical Study on the Adequacy of MBPTA for Tasks Executed on a Complex Computer Architecture with Linux”.

 Para mais informações sobre a conferência e sobre os artigos selecionados, acesse o link: http://ieee-etfa2018.com/student.php.

Palestra – Profa. Dra. Karina A. Barbosa (USACH – Chile)

A Professora Karina Barbosa da Universidade de Santiago do Chile (USACH) estará visitando o nosso programa entre os dias 28 e 31/8 financiada pelo Programa Escala Docente da AUGM (Asociación de Universidades Grupo Montevideo).

No dia 30/8/2018 (9:00 – 10:00, Sala PGEAS 2), ela estará proferindo uma palestra aos docentes e alunos do PPGEAS para divulgar possibilidades de colaboração com a USACH pelo programa escala docente e, também, para divulgar a pesquisa que ela desenvolve sobre Sistemas Descritores Variantes no Tempo.

O Resumo da palestra e demais informações sobre a palestrante seguem abaixo:

Seminar in the scope of Escala docente AUGM Program at UFSC

This seminar is divided in two parts:

Part One: Knowing Chile and possibilities for cooperation with the Universidad de Santiago de Chile. This presentation is an invitation to know a little more about Chile, through a general presentation of Chilean culture and customs, typical places and university academic structure. In addition, it is showed the possibilities for cooperation and collaboration for undergraduate and graduate students as well as for teachers with the University of Santiago de Chile, in particular the Department of Electrical Engineering.

Part Two: Time-varying descriptor systems.  More technologic advances are normally related with more complex systems, with different types of interconnections between its components. Many of these systems, such as electric power systems or robotic systems, can be mathematically modeled as descriptor systems, that is, systems with combine differential equations to describe system dynamics, with algebraic restrictions to show the relationships between state variables. The purpose of this seminar is to make a brief introduction to this class of systems and present some recently obtained results for uncertain time-varying descriptor systems.

Karina A. Barbosa was born in Porto Alegre, Brazil. She received the B.S. Degree in Applied Mathematical from the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brazil, in 1997, and her Master and Doctor degrees in Electrical Engineering from the Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brazil, in 1999 and 2003, respectively. From 2005 to 2007, she held a post- doctoral position at Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCT), Petrópolis, Brazil. She was also an Academic Visitor at Centre for Complex Dynamic Systems and Control (CDSC), at The University of Newcastle, Australia from August 2007 to June 2008. In 2009, she was a Postdoctoral Fellow at the Department of Electrical Engineering of Pontificia Universidad Católica de Chile, Santiago, Chile. Currently, she is a full time Associate Professor at the Department of Electrical Engineering, Universidad de Santiago de Chile and member of Fondecyt study group of Engineering 2. She is an IEEE Senior Member, and since 2011 is part of the Chilean Automatic Control Society (ACCA) Board of Directors. Her research interests include robust filtering, robust control and descriptor systems.

Date: 30/8/2018

Time: 09:00 – 10:00

Local: Room PGEAS 2 (DAS/CTC/UFSC) 

Visita e palestra do professor Per-Olof Gutman – Technion – Israel Institute of Technology, Haifa, Israel

 O Prof. Per-Olof Gutman (https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=XuJ6XAsAAAAJ&view_op=list_works) estará visitando o Departamento de Automação e Sistemas no dia 6/09/2018 e apresentará uma palestra a professores e alunos do PPGEAS.

Title: Controller Design for a Virtual Skydiver and its Modelling and Verification

Presenter: Prof. Per-Olof Gutman (Technion- Israel Institute of Technology, Haifa, Israel)

Abstract: The speaker will present an innovative approach of gaining an insight into motor skills involved in human Body-flight. Body-flight is the art of maneuvering during the free fall stage of skydiving, which is a rapidly developing sport. The key idea is creating an autonomous system capable of performing skydiving maneuvers in a virtual way, and turning it into a powerful tool for improving instruction methods. Towards this goal, the Skydiver Simulator is developed, comprising Biomechanical, Aerodynamic, and Kinematic Models, Dynamic Equations of Motion, and a Virtual Reality Environment. A Two-Input-Two-Output controller is designed to track the desired inertial motion, producing commands in terms of limbs movements. The natural kinematic redundancy of the human body is resolved by introducing movement patterns, constructed according to ergonomic considerations and empirical knowledge of how skydiving maneuvers are performed. The controller is designed with the use of Quantitative Feedback Theory, providing robustness for dealing with plant non-linearities and inaccurate execution of the movement patterns. The skydiver simulator allowed reconstruction of many challenging aspects of body-flight observed by practicing skydivers. The virtual skydiver, comprising a controller and a guidance algorithm, was shown to autonomously perform meaningful body flight missions.

Data: 6/9/2018

Local: Sala PPGEAS 1 (piso superior)

Horário: 14:00

Bio of the speaker: Prof. Gutman received the Ph.D. in Automatic Control (1982) and the title of Docent in Automatic Control (1988) from the Lund Institute of Technology, Lund, Sweden. 1984-1990 he was a scientist with the Control Systems Section, El-Op Electro-Optics Industries Ltd, Rehovot, Israel. From 1989 he is with the Technion – Israel Institute of Technology, Haifa, Israel, holding, since 2007, the position of Professor at the Faculty of Civil and Environmental Engineering. 2016-2018 he held the Beatrice Sensibar Chair in Environmental Engineering, and since 2018 he is Professor Emeritus. His research interests include robust and adaptive control, control of complex non-linear systems, computer aided design, vehicle control, including autonomous vehicle control, and traffic control. He invented the Vertex Control control method (with M. Cwikel), and its extension Interpolating Control (with Hoai-Nam Nguyen, Sorin Olaru, and Morten Hovd). Gutman has (co-)authored over 90 papers for reviewed international journals, has contributed to 6 books, and co-authored Qsyn – The Toolbox for Robust Control Systems Design for use with Matlab.

Realização de Seminários na área de BMI – Auditório da Engenharia Elétrica (CTC)

Terça Feira,  07/08/2018, 10h -10:30h, Auditório da Engenharia Elétrica, CTC

Title: Classification of Early Human Actions from 1D and 2D EEG Signals

Classification of early human actions from Electroencephalography (EEG) of brain activity has important applications in health and safety, for example, accident prevention during car driving and neuro-prosthetics control. A common approach to performing this early classification is trial averaging, which mitigates the problem of inherent noise associated with the direct decoding of EEG signals. However, trial averaging needs several examples to infer early classification, letting it unsuited to on-line applications. To easy this problem, single trial analysis of EEG activity sounds a natural choice to be used in on-line applications. In this presentation, I will present a novel procedure that extends the time feasibility for classification of early human actions and is suitable for on-line applications, in two examples 1) car driving and 2) object classification in 3D space from reaching motions.

This presentation is divided in three parts. In the first one, I will give a broad overview of the work done at the Instituto Tecnológico Vale (ITV) and the Applied Computing Grupo. In the second part, I will talk about the research performed in the Applied Computing Group related to development in Neuro-Technologies for the mining and society. In the last part, I will present some experiences and results that we have had by combining, Machine Learning, Virtual Reality and single trial analysis of 1D and 2D EEG signals in two examples: car driving and visually-guided reaching in 3D space.

Schubert Ribeiro de Carvalho, PhD.

Pesquisador Adjunto e líder de pesquisa no Instituto Tecnológico Vale (ITV)

Vale do Rio Doce, Belém, Pará.

CV Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770516H8


Terça Feira,  07/08/2018, 10:45h -11:15h, Auditório da Engenharia Elétrica, CTC

Título: Neurociência e Engenharia: perspectivas de colaboração

Serão abordados aspectos da pesquisa translacional realizada na UFSC na área de neurociências aplicada a doenças neurológicas e psiquiátricas. Investigamos biomarcadores que possam ser incorporados a modelos prognósticos na área de traumatismo craniano, doença de Parkinson e, Epilepsia. Estes modelos são úteis na tomada de decisão da prática clínica bem como na identificação de potenciais alvos terapêuticos. No âmbito da colaboração com as ciências exatas estamos interessados na extração de informações contidas em sinais  eletrofisiológicos (cerebral e cardíaco) que possam ser utilizadas tanto em modelos prognósticos, bem como em dispositivos médicos, implantáveis ou não, com o propósito de realimentar a informação.

Roger Walz, PhD.

Professor do Departamento de Clínica Médica da UFSC

Centro de Neurociências Aplicadas do Hospital Universitário da UFSC

CV Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723733J5

Participação do Prof. Ivo Barbi no Primeiro Webinário da SOBRAEP

O primeiro webinário da SOBRAEP terá o tema “Conversores de Energia a Capacitor Chaveado” e será apresentado pelo Prof. Ivo Barbi no dia 03/08/2018 (sexta-feira) – 14 horas. O Prof. Ivo Barbi usará alguns minutos de sua apresentação para falar da fundação da SOBRAEP no início da década 1990.

O webinário será transmitido a partir do canal da SOBRAEP no Youtube (SOBRAEP ORG) e o acesso a transmissão pode ser feito de duas formas:

  1. A partir do site da SOBRAEP, em PRÓXIMOS WEBINARS no botão REGISTRE-SE AQUI;
  2. A partir do link direto para a transmissão https://www.youtube.com/watch?v=1Jtw4QM-Mvw
Chamada de candidaturas a bolsa pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES

EDITAL N° 3/PPGEAS/2018

CHAMADA DE CANDIDATURAS AO PNPD/CAPES

A Coordenação do PPGEAS torna público a chamada de candidaturas a uma bolsa pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES, Portaria CAPES nº 86/2013.

  1. A chamada tem como objetivo selecionar um bolsista de pós-doutorado para atuar em uma ou mais linhas de pesquisa da Área de Concentração em Controle, Automação e Sistemas do PPGEAS.

  1. O candidato deverá possuir título de doutor, quando da implementação da bolsa podendo ser: (a) brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício; (b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício; ou (c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa. Maiores detalhes sobre os requisitos e atribuições dos candidatos estão disponíveis no link:

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_86_2013_Regulamento_PNPD.pdf

  1. Período de inscrição: de 1 a 20 de agosto de 2018.
  2. Número de vagas e duração: 1 cota de 12 meses.
  3. Início das atividades: entre 1 e 15 de setembro de 2018.
  4. Documentos a serem encaminhados e que serão considerados na seleção do bolsista:
  • Currículo Lattes do candidato residente no Brasil (ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme modelo disponibilizado pela CAPES), informando especialmente suas publicações, experiência docente e experiência em orientações;
  • Plano de pesquisa, com no máximo seis páginas em formato livre, destacando a relevância do projeto para os grupos de pesquisa do PPGEAS;
  • Plano de atividades de ensino, com no máximo seis páginas em formato livre, destacando uma possível atuação na graduação e/ou pós-graduação, incluindo tópicos sobre os quais o candidato poderia ministrar aulas e co-orientar alunos de mestrado e doutorado;
  • Os planos de pesquisa e ensino podem ser escritos em português ou inglês e devem preferencialmente incluir a anuência de um membro do corpo docente do PPGEAS, o qual atuará como supervisor do estágio pós-doutoral.

  1. Forma de inscrição: a inscrição deve ser feita por e-mail encaminhado ao PPGEAS (ppgeas@contato.ufsc.br), colocando no campo assunto “candidatura ao PNPD/2018 – PGEAS”, anexando o currículo, plano de pesquisa e o plano de atividades de ensino. Para os residentes no Brasil, solicita-se a inclusão do “link” para o currículo Lattes, o qual deverá estar atualizado no momento do encaminhamento. No corpo de e-mail preparar uma carta de encaminhamento explicitando a data para início das atividades.

  1. O processo seletivo será conduzido por uma comissão designada pelo Coordenador do PPGEAS, composta por professores do corpo permanente. A comissão deverá observar os critérios estabelecidos na Portaria CAPES nº 86/2013 e na Resolução Normativa No 36/CUN, de 31 de outubro de 2013 da UFSC e disponível no link

http://pgeas.ufsc.br/files/2013/11/PosDoc-Resolu%C3%A7%C3%A3o-Normativa-36CUn2013.pdf

  1. Em até 10 (dez) dias após o encerramento das inscrições, a comissão deverá emitir um relatório com os resultados do processo seletivo. O relatório será avaliado e deliberado pela coordenação do programa e homologado pelo Colegiado Delegado do PPGEAS.

Florianópolis, 1 de agosto de 2018.

____________________________________________

Prof. Werner Kraus Junior

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em

Engenharia de Automação e Sistemas

Professores do PPGEAS / DAS participam da Organização do Joint IFAC ROCOND & LPVS 2018

 Os professores Daniel F. Coutinho e Eugênio B. Castelan, além de outros professores do PPGEAS e do DAS, participam do Comitê Local Organizador do Joint 9th IFAC Symposium on Robust Control Design (ROCOND’18) and 2nd IFAC Workshop on Linear Parameter Varying Systems (LPVS’18) que será realizado em Florianópolis, Brasil, nos dias 3 e 5 de Setembro de 2018. O IFAC ROCOND & LPVS 2018 acontecerá no Majestic Palace Hotel, no centro de Florianópolis.

 A organização conjunta dos dois eventos, os quais possuem uma grande interseção de possíveis participantes e dos temas científicos abordados, tem por objetivo proporcionar discussões e interações científicas de interesse para a comunidade científica que desenvolve pesquisa e aplicações nas áreas de Controle Robusto e de Sistemas com Parâmetros Variantes.

Vídeo Institucional do PPGEAS
Prof. Julio Normey Rico profere palestra plenária no 3º IFAC PID 2018

O prof. Julio Normey Rico proferiu, como um dos quatro palestrantes convidados pela organização do evento, palestra plenária em um dos mais importantes eventos internacionais na área de técnicas de controle de processos industriais.  O “3rd IFAC Conference on Advances in PID Control”, ocorreu nos dias 9 a 11 de maio em Gent, Bélgica, sob os auspícios da “International Federation of Automatic Control – IFAC”, reunindo alguns dos mais proeminentes acadêmicos do mundo e pesquisadores de empresas e institutos de pesquisa da área. O convite da organização ao prof. Normey Rico deve-se ao reconhecimento dos trabalhos de pesquisa que desenvolve no contexto do PGEAS/UFSC e em colaborações internacionais.

O prof. Normey Rico apresentou alguns dos resultados das pesquisas que realiza por meio da palestra intitulada: “PID control of dead-time processes: robustness, dead-time compensation and constraints handling”. O resumo da palestra segue abaixo.

Resumo: Controladores PID são amplamente utilizados para controlar processos industriais que apresentam atrasos de transporte. Como esses atrasos são comportamentos dinâmicos normalmente encontrados em muitas plantas industriais, é muito importante encontrar regras de ajuste apropriadas e condições operacionais de PIDs para tais processos. Este trabalho aborda, usando uma abordagem unificada, válida para processos inertes estáveis, integrativos e instáveis, uma metodologia para ajustar e configurar malhas de controle PID. As principais ideias da abordagem proposta são usar conceitos de compensação do atraso de transporte para obter o ajuste PID e considerar estratégias “anti-windup” adequadas para superar os efeitos de saturações dos incrementos e valores absolutos da ação de controle. Aspectos de robustez, análise de estabilidade e condições ótimas ou sub-ótimas são analisadas para entender as limitações das soluções. Algoritmos de controle preditivo baseados em modelo são usados ​​para mostrar como soluções quase ótimas podem ser obtidas com os controladores PID com “anti-windup” propostos sob restrições da ação de controle. Além disso, são discutidas as vantagens e desvantagens do uso da estratégia PID proposta em vez de algoritmos de compensação do atraso de transporte mais sofisticados com anti-windup. Vários estudos de caso são apresentados para ilustrar as principais ideias e comparar os resultados obtidos com outros métodos existentes. Resultados experimentais também são incluídos para discutir questões de implementação.

Prof. Werner Kraus Junior

Coordenador do PPGEAS

PPGEAS recebe prêmio de melhor artigo no 3° IFAC-OOGP 2018, na Dinamarca.

O artigo intitulado “Derivative-Free Optimization of Offshore Production Plattforms Sharing a Subsea Gas Network”, elaborado pelos autores Eduardo Camponogara (DAS/UFSC), Amanda Machado (ECA/UFSC), Thiago Silva (PPGEAS/UFSC), Caio Giuliani (PPGEAS/UFSC), Bruno Vieira (Petrobras) e Alex Teixeira (Petrobras), recebeu o prêmio de melhor artigo na Conferência 3° IFAC Workshop on Automatic Control in Offshore Oil and Gas Production (IFAC-OOGP 2018) que ocorreu em Esbjerg, Dinamarca, de 30 de maio a 1 de junho de 2018.

Prof. Werner Kraus Junior

Coordenador do PPGEAS

Visita do Prof. José Gabriel García Clúa – Univesidad Nacional de La Plata (Argentina)

Entre os dias 6 e 20 de junho de 2018, o Departamento de Automação e Sistemas (DAS) receberá a visita do Prof. José Gabriel García Clúa, da Universidad Nacional de La Plata, Argentina.
O Prof. José Gabriel García Clúa estará numa missão de pesquisa com financiamento da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), que apoia intercâmbio entre docentes e estudantes de várias Universidades sul-americanas e irá trabalhar em temas de controle de sistemas de energias renováveis, principalmente eólica​, com o Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis (GPER), sob coordenação do Prof. Julio Elias Normey-Rico (DAS/UFSC).

Prof. Werner Kraus Junior

Coordenador do PPGEAS

Visita – Prof. Michel Kinnaert – Université Libre de Bruxelles (ULB)

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS) está recebendo a visita, no período de 16/05 a 30/05/2018,  do Prof. Michel Kinnaert da Université Libre de Bruxelles (ULB), no âmbito do projeto de pesquisa “Robust fault detection and isolation for distributed dynamical networks with Application to lithium-ion battery packs” financiado pelo Edital CAPES/WBI 2017, com a participação das universidades ULB e UCL da Bélgica e UFRGS e UFSC do Brasil.

Michel Kinnaert biography: received the M.S. degree in Electrical Engineering from  Stanford University in 1984, and the Ph.D. degree from ULB in 1987. After being employed by the Belgian National Fund for Scientific Research, he was appointed by ULB where he is now Professor in the Department of Control Engineering and System Analysis. He held Visiting Professor position in Université Claude Bernard Lyon I, Lyon, France. He has been the Chairman of the IFAC Technical Committee SAFEPROCESS and he is an Associate Editor of Control Engineering Practice. He coauthored, with M. Blanke, J. Lunze and M. Staroswiecki, the book Diagnosis and  Fault Tolerant Control, Third Edition, Springer, 2016. His research  interests include system modeling, monitoring and control with applications in mechatronics and power systems.

Ele trabalhará com o professor Daniel Coutinho e a aluna de doutorado do PPGEAS Silvane Schons, durante sua estada na UFSC e ficará na sala cedida gentilmente pelo prof. Nestor.

Visita – Prof. Carlos Eduardo Trabuco Dórea – UFRN

O Departamento de Automação e Sistemas (DAS) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS) estão recebendo a visita do Prof. Carlos Eduardo Trabuco Dórea do Departamento de Engenharia de Computação e Automação da UFRN, no âmbito de uma licença-capacitação, no período de 11/04/2018 a 06/07/2018.

Carlos Eduardo Trabuco Dórea é Professor Titular da UFRN. Tem experiência na área de Sistemas de Controle, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas lineares, controle sob restrições, técnicas baseadas em conjuntos invariantes, teoria e aplicações de controle preditivo.

Ele deverá trabalhar com o professor Eugênio de Bonna Castelan Neto durante sua estada na UFSC.

Visita do Prof. Dr. Durval José Tonon – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

O Departamento de Automação e Sistemas (DAS) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS) estão recebendo a visita do Prof. Dr. Durval José Tonon do Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, no período de 26/02/2018 a 02/03/2018.

O Prof. Durval José Tonon é um pesquisador de renome internacional, realizou estágio acadêmico na Universidade de Paris (2015), estágio pós-doutoral na Universidad Autônoma de Barcelona (2016), é vice-coordenador do programa de pós-graduação em Matemática no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás (2017-2018). Tem experiência na área da Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos temas teoria de bifurcações, campos de vetores planares semi-homogêneos e campos de vetores suave por partes.

Prof. Daniel Coutinho
Coordenador do PPGEAS/UFSC

Missão científica do Prof. Rafael Vazquez (Universidad de Sevilla, Espanha) no PPGEAS

O Departamento de Automação e Sistemas e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas estará, no período de 12/01/2018 a 16/02/2018, recebendo a visita do professor Rafael Vazquez do Departamento de Ingeniería Aeroespacial, Universidad de Sevilla, Espanha.

O professor Vazquez é um pesquisador de renome internacional na área de Sistemas Distribuídos modelados por Equações Diferenciais Parciais. Sua missão cientifica é financiada através de uma bolsa da Fundación Carolina. Ele trabalhará com os professores Daniel Juan Pagano e Gustavo Arthur de Andrade durante sua missão na UFSC.

Prof. Daniel Ferreira Coutinho

Coordenador do PPGEAS

Prof. Ivo Barbi obtém status IEEE Life Fellow

O Prof. Ivo Barbi, membro do corpo docente dos programas PPGEAS e PPGEEL, obteve o status de IEEE Life Fellow. Esta honra especial é reservada para indivíduos com grandes  contribuições sustentadas e duradouras ao IEEE. 

Esta honra fala tanto de suas conquistas profissionais na área de tecnologia, quanto no impacto significativo que ele teve no campo da eletrônica de potência.

O PPGEAS parabeniza o Prof. Ivo Barbi por tão elevada distinção.

Coordenação do PPGEAS.

Seminário – Prof. José Ricardo Pérez – PUC-Chile

Seminário – Prof. José Ricardo Pérez – PUC-Chile

No último dia 16/10/2017 o Prof. José Ricardo Pérez, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile, apresentou o seminário intitulado New Develpments for the Optimal Operation of Spirit Distillations. A apresentação segue no link abaixo:

Seminário – Prof. José Ricardo Pérez – PUC-Chile

Pesquisadores da UFSC recebem prêmio em Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes

O trabalho intitulado “Controle do fluxo principal em rodovias por meio de veículos cooperativos equipados com controle adaptativo de cruzeiro”, recebeu o “Prêmio Anpet de Produção Científica” na área de Tráfego Urbano e Rodoviário no XXXI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes.

A mestranda Jéssica Aquino Chaves, o orientador professor Rodrigo Castelan Carlson, o doutorando Eduardo Rauh Müller e o professor Werner Kraus Junior, são os autores do artigo. Eles fazem parte do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS) da UFSC.

O congresso foi realizado em Recife de 29 de outubro a 1º de novembro de 2017. Promovido anualmente pela Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (Anpet), o congresso reuniu este ano mais de 500 pesquisadores e profissionais de todo o Brasil e exterior.

Após o processo de revisão por pares, foram apresentados cerca de 400 trabalhos divididos em sete áreas temáticas: infraestrutura; logística; gestão de transportes; tráfego urbano e rodoviário; modelos e técnicas de planejamento de transportes; aspectos sociais, econômicos, políticos e ambientais do transporte; e planejamento territorial do transporte.

A cada edição do congresso, o “Prêmio Anpet de Produção Cientítica” é concedido a dois artigos de cada área temática. Os trabalhos premiados ainda serão publicado em edição especial da Revista Transportes, periódico técnico-científico nacional publicado pela Anpet.

Novo conceito do PPGEAS na Avaliação Quadrienal CAPES 2017

A CAPES divulgou no dia 20/09/2017 o resultado da avaliação quadrienal do programas de pós-graduação e para nossa satisfação o PPGEAS passou para conceito 6. A coordenação atual do programa parabeniza todos os professores e alunos do programa em especial aos ex-coordenadores que tiveram uma participação importantíssima na consolidação do PPGEAS.

Trabalho de Doutorado Realizado no PPGEAS Vence o Concurso de Teses e Dissertações da SBMicro – CEITEC

Trabalho de Doutorado Realizado no PPGEAS Vence o Concurso de Teses e Dissertações da SBMicro – CEITEC

É com imensa alegria que comunicamos que o trabalho de doutorado de Vinícius dos Santos Livramento, intitulado “Timing Optimization During the Physical Synthesis of Cell-Based VLSI Circuits”, obteve o prêmio de Melhor Tese de Doutorado na temática “Projeto, CAD e Teste de Circuitos Integrados”, no contexto do Concurso de Teses e Dissertações da SBMicro – CEITEC (Edição 2017).

Vinícius Livramento realizou o doutorado nas dependências do Laboratório de Computação Embarcada (ECL/INE), como aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS), sob orientação do professor Luiz Cláudio Villar dos Santos e coorientação do professor José Luís Güntzel, tendo defendido em dezembro/2016.

O concurso possui abrangência nacional e é organizado anualmente pela SBMicro (Sociedade Brasileira de Microeletrônica), com o apoio da empresa CEITEC Semiconductors S.A.

A premiação ocorreu na noite de 29 de agosto, durante a sessão de abertura do Chip on the Sands, em Fortaleza, CE. O Chip in/on é o principal evento científico da área de circuitos e sistemas integrados. Com um frequência anual, ele reúne mais de 200 pessoas em 5 diferentes simpósios: SBCCI, SBMicro, WCAS, SForum e INSCIT.

Trabalho de Doutorado Realizado no PPGEAS é Premiado no 30o Concurso de Teses e Dissertações da SBC
Trabalho de Doutorado Realizado no PGEAS é Premiado no 30o Concurso de Teses e Dissertações da SBC
 É com grande satisfação que anunciamos que o trabalho de doutorado de Vinícius dos Santos Livramento, intitulado “Timing Optimization During the Physical Synthesis of Cell-Based VLSI Circuits”, obteve o prêmio de 3o Lugar no Trigésimo Concurso de Teses e Dissertações (CTD) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Vinícius Livramento realizou o doutorado no PPGEAS sob orientação do professor Luiz Cláudio Villar dos Santos e coorientação do professor José Luís Güntzel, tendo defendido em dezembro/2016.

Nesta 30o edição, o CTD recebeu 23 submissões de trabalhos de doutorado de todo o Brasil, dos quais 11 foram selecionados para apresentação oral em sessão especial que ocorreu no dia 03/julho passado, durante o Congresso da SBC, que ocorreu nas dependências da Universidade Presbiteriana Mackenzie, na cidade de São Paulo. A premiação ocorreu no jantar do Congresso, na noite de 04/julho.

Palestra: “State Estimation in Linear Parameter Varying (LPV) Descriptor Systems”

Palestra: “State Estimation in Linear Parameter Varying (LPV) Descriptor Systems”

O aluno de doutorado Carlos Rodriguez da USACH (Chile) está fazendo um intercâmbio no PPGEAS, sob orientação do Prof. Daniel Ferreira Coutinho, financiado pela Associação de Universidade do Grupo de Montevidéu  (AUGM).

Nesta sexta-feira, dia 07/07/2017, às 10:00, na Sala PPGEAS1, ele estará apresentando uma palestra intitulada “State Estimation in Linear Parameter Varying (LPV) Descriptor Systems”. A apresentação será de cerca de 45 minutos.

“State Estimation in Linear Parameter Varying (LPV) Descriptor Systems”

Abstract: Descriptor systems (also called singular systems, implicit systems) have attracted significant attention in the last decades to develop control and estimation methods, due to they can describe the dynamics of many practical systems such as power systems, chemical processes and robotics systems to mention a few. Up to now, several approaches have been developed to study issues of analysis and synthesis for these systems, in the frequency domain as well as in the time domain, both continuous-time and discrete-time. Whether in addition, descriptor system includes uncertainties (known LPV descriptor systems), the potentialities are majors, because systems with characteristics such as nonlinearities, time delays, among others, can be considered. In the work to be presented here, the focus is the calculus of ℋ2 norm of discrete LPV descriptor system via gramians, proposing parameter-dependent Lyapunov functions that can guarantee stability and performance and defined by means of polytopic structure. And the other hand, using similar methodology a stabilizing controller is presented, this results are applied to a numerical example. By last, future work is shown.

Biography: Carlos Rodríguez received your Eng. Degree in Instrumentation and Control in 1992 from Instituto Politécnico JIC- Colombia, Eng. Degree in Informatic in 1999 from Universidad de San Buenaventura- Colombia. Currently, he is a student of doctorate of the University Santiago de Chile. The topic of research is the state estimation in descriptor systems, especially those with uncertainty parameters in the system matrices.

Prêmio CAPES de Teses 2017

Prêmio CAPES de Teses

Prezada Comunidade do PPGEAS,

Estão abertas as inscrições para o prêmio CAPES de teses para as teses defendidas em 2016.

As teses para concorrerem ao prêmio Capes devem, necessária e obrigatoriamente, atender aos seguintes critérios de elegibilidade:

  1. Estar disponível na Plataforma Sucupira da CAPES;
  2. Ter sido defendida em 2016;
  3. Ter sido defendida no Brasil, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação.

Os critérios de premiação deverão considerar: a originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação, e valor agregado pelo sistema Educacional ao candidato. O edital completo se encontra disponível no link:

http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/17052017-Edital-18-Premio-CAPES-de-Tese.pdf

A seleção dos candidatos egressos do PPGEAS e que concorrerão ao prêmio CAPES de teses será feito por uma comissão de professores do PPGEAS. O período de inscrição será entre os dias 01/06/2017 a 15/06/2017 e deverá ser realizada através de email para o endereço:

ppgeas@contato.ufsc.br

No campo assunto do email deverá constar “inscricao premio CAPES de teses – 2017” e no corpo do email o candidato deverá justificar a inscrição com base nos critérios de originalidade e na relevância científica, tecnológica e de inovação.

O resultado da seleção será divulgado no dia 26/06 e a inscrição da candidatura selecionada será feita pelo programa de pós-graduação. O candidato selecionado deverá enviar os seguintes documentos para a inscrição ao prêmio na CAPES: (i) exemplar completo da tese selecionada; (ii) declaração assinada pelo autor, concordando com a inscrição de sua tese no prêmio; (iii) autobiografia do autor (mini-currículo), retratando a trajetória que o levou à pesquisa e à tese que está sendo proposta para o prêmio (até 5 mil caracteres com espaço); e (iv) exemplares de artigos e/ou livros aceitos para publicação, ou ainda outros produtos relevantes decorrentes da tese poderão ser considerados pela comissão de julgamento do prêmio.

Prof. Daniel Coutinho

Coordenador do PPGEAS/UFSC

Aluno egresso do doutorado concorrendo a prêmio da SBC

A tese de doutorado do Vinícius Livramento está classificada entre as 11 melhores do 30º CTD (Concurso de Teses e Dissertações) da SBC,  e agora está concorrendo a uma das três melhores.  O Vinícius fez seu doutorado no PPGEAS, sob orientação do prof. Luiz Cláudio Santos e coorientação do prof. José Luís Güntzel.

Curso “Performance of Hydrocarbon Production Systems”

O Departamento de Automação e Sistemas estará recebendo a visita do Prof. Milan Stanko, professor do Departamento de Engenharia de Petróleo e Geofísica da NTNU (Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega). Durante os dias 26 e 28, será oferecido um curso em Performance of Hydrocarbon Production Systems”. O curso vai ser realizado nas seguintes datas e horários:

  • 26/09 (segunda-feira), das 08h às 12h
  • 27/09 (terça-feira), das 08h às 12h
  • 28/09 (quarta-feira), das 14h às 18h

Local: Anfiteatro A — Eng. de Produção

Anexado segue um anúncio do curso e também um plano de aulas. Inscrições podem ser realizadas no site:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScC8hTQm8Y-_TsWJdq5xH1ivK5dJ3lDcbXOriQNfcPeumh0xw/viewform?c=0&w=1

Em caso de problemas na inscrição, favor contatar os Doutorandos:

Aos estudantes de pós-graduação e graduação que desejam realizar a disciplina regularmente, favor enviar um e-mail em paralelo com os e-mails dos doutorandos para ppgeas@contato.ufsc.br com o título Matrícula no Curso “Perfomance of Hydrocarbon Production Systems”. O curso vai corresponder a um crédito.

Projeto UFSCKITE é pioneiro na exploração dos ventos usando aerofólios cabeados

Projeto UFSCKITE é pioneiro na exploração dos ventos usando aerofólios cabeados

O Projeto UFSCKITE é pioneiro na América Latina na exploração dos ventos usando aerofólios cabeados. Simplificadamente a ideia é substituir a torre de um aerogerador clássico por um cabo, e suas pás por uma pipa (similar a um parapente), reduzindo assim drasticamente os custos de materiais, transporte e instalação das unidades geradoras e além disso, possibilitando a exploração da energia eólica em altitudes mais elevadas, onde os ventos são mais fortes e mais frequentes. Em uma das configurações mais simples, a pipa é presa a um cabo que é enrolado num tambor conectado a um gerador. À medida que a pipa se afasta com a força do vento o desenrolamento do cabo faz o tambor girar, gerando energia no solo. Ao se atingir o comprimento máximo desejado do cabo, a pipa é recolhida até que o comprimento inicial do cabo seja atingido, e nesse momento se retoma a geração de energia. Durante a fase de geração a pipa executa uma trajetória do tipo “oito deitado” em alta velocidade para aumentar a força de tração no cabo e consequentemente aumentar a potência gerada. Na fase de recolhimento, a pipa assume uma configuração que oferece pouca resistência, gastando-se assim uma pequena parte da energia gerada na fase anterior.

O Projeto UFSCKITE foi dividido em três fases de desenvolvimento. Na primeira fase o protótipo foi construído com o intuito de se testar a instrumentação e processamento embarcados e as estratégias de controle de voo. Nessa etapa o cabo de tração, que liga a pipa ao solo, é mantido a um comprimento constante, e portanto não se gera energia elétrica. Esta fase está praticamente terminada e o último ensaio de campo realizado está no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=YxszJJvihfM.

Na segunda fase, o protótipo permitirá testar os controles da maquina elétrica e a eficiência do sistema de geração de energia. Os testes com o protótipo dessa fase se iniciam em setembro/2016. Como a unidade de controle embarcada é alimentada por uma bateria, que tem autonomia limitada, na terceira fase do projeto essa unidade vai receber uma pequena turbina geradora para carregar a bateria. Essa última fase do projeto se inicia em meados de 2017 com a operação em 24h do protótipo.

Para mais detalhes do projeto veja o site http://trofino.das.ufsc.br/pesquisa/ufsckite.

 

Prêmio CAPES de teses

Prezada Comunidade do PGEAS,

Estão abertas as inscrições para o prêmio CAPES de teses para as teses defendidas em 2015.

As teses para concorrerem ao prêmio Capes devem, necessária e obrigatoriamente, atender aos seguintes critérios de elegibilidade:

  1. Estar disponível na Plataforma Sucupira da CAPES;
  2. Ter sido defendida em 2015;
  3. Ter sido defendida no Brasil, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação.

Os critérios de premiação deverão considerar: a originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social, de inovação, e valor agregado pelo sistema Educacional ao candidato.

A seleção dos candidatos egressos do PGEAS e que concorrerão ao prêmio CAPES de teses será feito por uma comissão de professores do PGEAS. O período de inscrição será entre os dias 05 a 12/07/2013 e deverá ser realizada através de email para o endereço:

ppgeas@contato.ufsc.br

No campo assunto do email deverá constar “inscrição para o premio CAPES de teses 2016” e no corpo do email o candidato deverá justificar a inscrição com base nos critérios de originalidade e na relevância científica, tecnológica e de inovação.

O resultado da seleção será divulgado no dia 19/07 e a inscrição da candidatura selecionada será feita pelo programa de pós-graduação.

Prof. Daniel Coutinho

Coordenador do PGEAS/UFSC

Prof. Werner do PGEAS organiza o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC

Prof. Werner do PGEAS organiza o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC

No dia 16 de maio, no auditório do Espaço Físico Integrado (EFI), ocorrerá o lançamento oficial do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC. Inscrições gratuitas: www.goo.gl/bKDkD8.

Segundo seu coordenador, prof. Werner Kraus Jr, do PGEAS, o Observatório deverá contribuir com políticas públicas na área de mobilidade urbana, através da promoção de estudos, pesquisas, debates e da elaboração de projetos sobre o tema.

O lançamento do Observatório será seguido pelo Seminário NeoTrans, com programação que inclui apresentações e debate sobre Transporte Aquaviário. Segundo o prof. Werner  os resultados do NeoTrans irão  orientar a montagem do processo de concessão do transporte coletivo metropolitano.

 

Prof. Werner recebe medalha Professor João David Ferreira Lima

Prof. Werner do PGEAS recebe medalha Professor João David Ferreira Lima

A Câmara Municipal de Florianópolis concedeu ontem (15/3/2016) a Medalha Professor João David Ferreira Lima para o Prof.  Werner Kraus Júnior, entre outros. A medalha tem como objetivo homenagear pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao ensino superior no município de Florianópolis. Mais informações no site.

O Prof.  Werner Kraus Júnior atua no PGEAS desde a sua criação.

 

 

Curso: Economic Model Predictive Control

Entre os dias 28/03/2016 e 01/04/2016 será oferecido no PPGEAS o Curso: Economic Model Predictive Control

O curso será ministrado pelos professores e pesquisadores do CONICET-Argentina: Prof. Alejandro Hernán González e Prof. Antonio Ferramosca.

Ementa:

Model Predictive Control (MPC) is the most used advanced control strategy in the industries, mainly due to its capability to fulfill economic objectives, taking into account a dynamic simplified model of the plant, constraints, and stability requirements. In the last years, several economic formulations of MPC have been presented, which overcome the standard setpoint-tracking formulation. The goal of this course is to present, from the beginning, the detailed economic MPC formulations existing in the literature. Main effort will be put in the stability and optimality analysis of the different formulations. Several simulation examples will be analyzed to make a comparative study of the controller economic performances.

Horários do Curso:

DATA HORÁRIO LOCAL
28/03 08h00 – 10h00

10h00 – 12h00

PPGEAS II

PPGEAS I

29/03 14h00 – 18h00 PPGEAS II

 

30/03 14h00 – 18h00
31/03 08h00 – 12h00
01/04 10h00 – 12h00

14h00 – 18h00

Pre-requisito: ter cursado a disciplina Controle Preditivo do PPGEAS.

Carga horária: 20 horas/aula

Total de Créditos: 1 crédito

 

Prof. André Bittencourt Leal em estágio Senior Pós-Doutoral no PGEAS

O Prof. André Bittencourt Leal, Professor da FEJ-UDESC, está entre nós por um ano, em estágio Senior Pós-Doutoral, desde o último dia 1 de fevereiro.

O André atualmente está ocupando a sala próxima ao café.

A título de curiosidade, segue breve resumo das interações formais prévias do André com professores do DAS:
Orientado pelo Augusto Bruciapaglia no estágio curricular no curso de graduação em Eng. Elétrica (formado em 1993)
Orientado pelo Julio Elias Normey Rico no mestrado, com a coorientação do Bruciapaglia (término em 1996)
Orientado pelo José Eduardo Ribeiro Cury no doutorado (término em 2005).

Abaixo, um breve resumo de seu plano de pesquisa para o período:

Título: Controle Supervisório Robusto e Tolerante a Falhas de Sistemas de Grande Porte

Resumo:

Os sistemas de grande porte consistem numa realidade nos dias de hoje e estão presentes em diversas áreas do conhecimento. Em virtude disso, há algum tempo a modelagem e o controle deste tipo de sistema têm sido objetos de pesquisa junto à comunidade de automação e controle. De forma semelhante, a inserção de exigências cada vez mais rigorosas sobre o desempenho e a confiabilidade de sistemas motivou a realização de pesquisas e o desenvolvimento de métodos sistemáticos para a diagnose e prognose rápida e precisa de falhas em sistemas, de modo que esta tem sido uma área de intensa pesquisa nos últimos anos. Tanto o controle de sistemas de grande porte quanto a diagnose de falhas de sistemas foram tratados no âmbito dos chamados Sistemas a Eventos Discretos (SEDs), os quais consistem em sistemas dinâmicos de estados discretos cuja transição de estados se dá através da ocorrência abrupta de eventos. Problemas de complexidade computacional relacionados à explosão combinatória de estados se constituem em importante desafio a ser superado nas áreas citadas. Neste contexto, uma das estratégias mais importantes encontradas na literatura para o controle de sistemas de grande porte consiste na abordagem modular local de síntese de supervisores. Esta abordagem permite que se explore tanto a modularidade da planta quanto das especificações de controle, evitando assim a explosão combinatória de estados decorrente da composição de modelos dos subsistemas que compõem o sistema global. Na área de diagnóstico de falhas de SEDs, o problema da complexidade levou à proposição de diversas técnicas de diagnose descentralizadas e distribuídas. Entretanto, os problemas de diagnose e prognose de falhas têm sido tratados isoladamente do problema de controle supervisório, de modo que o desenvolvimento de técnicas que permitam considerar ambos os problemas conjuntamente consiste em um promissor campo de pesquisa. Assim, este projeto de pesquisa abordará questões relacionadas à síntese de supervisores para sistemas de grande porte levando em conta aspectos de diagnóstico e prognóstico de falhas em Sistemas a Eventos Discretos. Pretende-se investigar questões em aberto na literatura, como o desenvolvimento de algoritmos para a síntese de supervisores modulares locais que levem em consideração a diagnosticabilidade e a prognosticabilidade de falhas em SEDs, explorando especialmente as técnicas de diagnóstico e prognóstico distribuídas e descentralizadas. De forma semelhante ao que foi feito na abordagem modular local de síntese de supervisores, pretende-se propor uma estrutura de diagnóstico e controle que permita explorar a modularidade da planta e das especificações de modo a diminuir a complexidade computacional envolvida na síntese de supervisores não bloqueantes que sejam capazes de garantir certas características impostas pelo projetista, mesmo em situações de falhas ou de comportamentos anormais do sistema.

 

Palestra “Contributions to Production Optimization of Oil Reservoirs” – Andrés Codas

Prezados,

Estamos recebendo a visita de Andrés Codas, egresso da ECA e PPGEAS, até 29/02. Andrés está finalizando o doutorado em “Cybernetics Engineering” na NTNU/Noruega. No dia 26/02 (sexta-feira), às 11 h, sala PPGEAS-2 (térreo), Andrés irá apresentar um seminário intitulado intitulado “Contributions to Production Optimization of Oil Reservoirs”. Maiores detalhes abaixo.

==============================================
Presentation title: Contributions to production optimization of oil reservoirs.

This research focuses on efficient optimization algorithms and suitable simulation models for oil production optimization. The emphasis is on the variety of the decision processes for different time-scales. To this end, this research considers three time-scales and proposes tools that lead to the desired integration.

For the long-term time-scale, this presentation introduces the Multiple Shooting (MS) formulation for optimization of reservoir flooding control. In contrast to the traditional Single Shooting (SS) formulation, MS divides the time horizon in several independent time frames, thus it promotes simulation parallelization and broader constraint handling by means of the independent state variables. The independent prediction time frames are synchronized by a tailored Non-linear Programming (NLP) algorithm based on a reduced Sequential Quadratic Programming approach (rSQP). Although, this method was initially proposed for deterministic water-flooding optimization, it will be presented its extension to problems involving fluids in the gas phase and its extension to handle risk measures under uncertainty.

For the middle-term time-scale, we present a framework for integrated production optimization of complex oil fields such as Petrobras’ Urucu field, which has a gathering system with complex routing degree of freedom, limited processing capacity, pressure constraints, and wells with gas-coning behavior. Procedures are developed to obtain a Mixed-Integer Linear Programming (MILP) problem using simplified piecewise-linear approximations which ensure a given accuracy with respect to non-linear models.

For the short-term time-scale, we present a two-layered control structure for the stabilization and optimization of a simple oil gathering network consisting of two wells and a shared riser. The regulatory layer stabilizes the system by cascade control of wellhead pressure measurements whereas the optimization layer instantiates a Nonlinear Model Predictive Control (NMPC) using state feedback. The simplified models are implemented in Modelica and fit to the OLGA model to represent the main dynamics of the system. The proposed two-layer controller was able to stabilize and increase the economical outcome of a gathering network simulated in OLGA.
==============================================

Biography: Andres Codas is a 4th year PhD. candidate at the Department of Engineering Cybernetics of the Norwegian University of Science and Technology (NTNU). He earned an MS degree in automation and systems engineering from Federal University of Santa Catarina, Brazil. Codas’ research interests are in numerical optimization applied to reservoir management and production optimization.

Visita do Prof. Francisco Vasques da FEUP

O prof. Dr. Francisco Vasques, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, estará visitando o DAS a partir desta 2a-feira, dia 9/11/2015 pelo período de 30 dias.

 

Mestrado é a melhor pós-graduação para seu bolso, diz estudo

Mestrado é a melhor pós-graduação para seu bolso, diz estudo

Numa crise econômica, não há garantias. Mas certos fatores podem contribuir para preservar o seu emprego, e até render um salário melhor.

pós-graduação é uma dessas apostas. De acordo com a nova edição de uma pesquisa anual da consultoria Produtive, profissionais que pararam na graduação tiveram um tímido aumento na remuneração entre 2014 e 2015.

Em um ano, a média salarial desse grupo cresceu apenas 4,6%. Enquanto isso, profissionais com uma pós-graduação lato sensu tiveram um reajuste 12,4%. Já quem fez mais de uma especialização viu sua contrapartida financeira aumentar em 14,6%.

O contraste é ainda maior quando aparece mestrado ou doutorado no currículo: entre 2014 e 2015, a remuneração média desse grupo saltou 21,4%.

Artigo completo em:

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/mestrado-e-a-melhor-pos-graduacao-para-seu-bolso-diz-estudo

 

Professor e Doutorando do PGEAS recebem prêmio nos Estados Unidos
É com grande satisfação que informamos que a equipe da UFSC conquistou o primeiro lugar no ICCAD 2015 Contest em Incremental Timing-Driven Placement (Problema C). O anúncio ocorreu na noite de segunda-feira, 02/nov, em sessão especial do ICCAD (International Conference on Computer-Aided Design), em Austin, Texas (EUA). Além da UFSC, também foram premiadas a equipe da UFRGS (segundo lugar) e a equipe da Universidade Chinesa de Hong Kong (terceiro lugar).
A equipe da UFSC foi formada por:
– Vinícius Livramento (doutorando no PGEAS/UFSC)
– Chrystian Guth (aluno de mestrado no PPGCC/UFSC)
– Renan Netto (aluno de mestrado no PPGCC/UFSC)
– Prof. José Luís Güntzel (INE/UFSC e PPGCC)
– Prof. Luiz Cláudio V. dos Santos (INE/UFSC, PGEAS e PPGCC)
A exemplo do ano passado, a competição foi organizada por pesquisadores da IBM e contou com o apoio da IEEE Circuits and Systems Society (CASS), Council for Electronic Design Automation (CEDA) e ACM Special Interest Group on Design Automation (SIGDA).
As equipes trabalharam duramente durante 7 meses para criar uma ferramenta, que a partir do posicionamento inicial do circuito (com até dois milhões de células), otimiza o atraso através do reposicionamento de células, respeitando restrições de densidade de ocupação e deslocamentos máximos. As equipes brasileiras apresentaram os melhores resultados dentre todas as 42 equipes registradas, oriundas de Taiwan, China Continental, Hong Kong e EUA.
Os executáveis foram submetidos há cerca de dois meses, e testados pelos organizadores do concurso (composto por pesquisadores da IBM) com circuitos previamente conhecidos pelos competidores e alguns outros ocultos. Essa competição, assim como as outras organizadas no contexto do ICCAD e também do ISPD, propõem problemas-chave da área de EDA (Electonic Design Automation) para os quais academia e indústria buscam atrair mais atenção e procurar algoritmos inovadores.
Novo vôo do UFSCKite

UFSCKite – Vídeo de novo vôo (13/out/2015)

Projeto coordenado pelo Prof. Alexandre Trofino, que utiliza pipas controladas para gerar energia elétrica.

In this experiment we tested the load cell, for measuring the main tether traction force, and the ground base encoders, for measuring the azimuth and elevation angles of the main tether. A 3m^2 foil kite was flown in manual mode in very weak (3 to 4 knots) wind conditions.

https://www.youtube.com/watch?v=8aFqE7g4jgs

 

Mestre do PGEAS cria chuveiro que reduz em até 78% o consumo de energia

Trata-se do Mestre Gelson Onir Pasetti, que foi orientado no PGEAS pelo Prof. Julio Normey Rico.

Segue abaixo a reportagem:

30/09/2015 08h33 – Atualizado em 30/09/2015 08h33

Engenheiro cria chuveiro que reduz em até 78% o consumo de energia

‘Chuveiro inteligente’ também promete economizar 3 litros d’água por banho.
Projeto faz parte da dissertação de mestrado de aluno da UFSC.

Um engenheiro e ex-aluno de mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) passou exatos 16 meses de sua vida totalmente dedicado a um projeto ousado que ele defenderia posteriormente em sua dissertação. Gelson Onir Pasetti criou um protótipo de “chuveiro híbrido inteligente”.

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2015/09/engenheiro-cria-chuveiro-que-reduz-em-ate-78-o-consumo-de-energia.html

 

Convite para Seminário: “Modelling and global optimization with splines”

Estamos recebendo a visita de Bjarne Grimstad, pesquisador da NTNU (Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega) que estará defendendo o doutorado em breve. Ele vai estar em visita ao DAS na semana de 21 a 25/Setembro.

Deixo o convite para um seminário em 21/09 (segunda-feira) das 14 h às 15 h na sala PPGEAS-2. Detalhes abaixo,

Prof. Eduardo Camponogara

Title of talk: Modelling and global optimization with splines

Abstract: This talk addresses the use of splines to model and optimize black-box functions. Splines, being piecewise-defined by polynomials, are highly flexible functions that may accurately approximate most shapes. A spline can be used to approximate any sampled function, also when the sample is noisy, in which case a smoothing spline should be applied. Splines have many properties attractive for optimization: a high degree of smoothness, analytical derivatives, and a readily available convex hull. These properties are utilized in the recently developed solver CENSO for global optimization with spline constraints. CENSO contains a spatial Branch-and-Bound algorithm that accepts spline constraints modeled with the function approximation software SPLINTER. In this talk, we will introduce the open-source software SPLINTER and CENSO. Examples will be given that demonstrate the flexibility of modeling optimization problems with spline constraints.


Autobiography: Bjarne Grimstad is a PhD candidate at the Department for Engineering Cybernetics, Norwegian University of Science and Technology. He has worked on the topics of function approximation, integer programming, black-box optimization, and global optimization. The motivation behind his work has been to optimize the production from multiphase flow networks by applying various combinations of tools from the above topics. Mr. Grimstad was awarded a PhD scholarship from IBM in 2012 and has since developed the open-source software SPLINTER and CENSO.

 

Palestra do Prof. Carlos Bordons, Universidade de Sevilla, Espanha
Entre os dias 8 e 23 de julho de 2015 o PGEAS estará recebendo a visita do Prof. Carlos Bordons, da Universidade de Sevilla, Espanha.

 
As atividades do Prof. Carlos fazem parte de um projeto aprovado no CNPq no edital Pesquisador Visitante Especial (PVE) no programa Ciências sem Fronteiras. O projeto tem duração de 3 anos (2015-2017) e teremos e visita do pesquisador Prof. Carlos 30 dias a cada ano do projeto. 
 
O projeto com título:
“Optimization and Control of Hybrid Generation Power Systems Including Renewable Sources “
visa estudar técnicas de controle preditivo para a otimização energética de sistemas de geração e armazenamento de energia, utilizando fontes renováveis e não renováveis.
Nesta semana organizamos uma palestra, os detalhes da mesma seguem a continuação.
Estão todos convidados!
Abraços
Prof. Julio Normay Rico
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%
 
Data: 15-07-2015
Hora: 10 hs
Sala PGEAS 1
 
Palestrante: Prof. Carlos Bordons
Universidad de Sevilla

Titulo:“Optimal Energy Management for Renewable Energy Microgrids”.

Abstract:

This talk deals with some issues related to optimal operation of microgrids, which are a group of loads, generators and energy storage systems that can be managed isolated or connected to the main grid, in a coordinated way in order to reliably supply electricity. The control problems and solutions are addressed both for optimal dispatch and for the integration of the microgrid in the electricity market. Development of Model Predictive Controllers (MPC) are presented for case studies that include several renewable sources (photovoltaic and wind) as well as hybrid storage using hydrogen, batteries and ultracapacitors. Some experimental results for a demonstration microgrid will be presented, as well as simulations of scheduling in the electricity market. The results indicate that development of the appropriate controllers will allow a competitive participation of renewable energy in the new model of the electrical system.

 

Visita do Prof. Dr.-Ing. Ernst Albien (University of Applies Sciences de Dortmund)

No dia 26/05 (terça-feira) teremos a visita do Prof. Dr.-Ing. Ernst Albien, da University of Applies Sciences de Dortmund, Alemanha.

Nesta data, as 16:00h, o Prof. Albien fará uma pequena apresentação sobre o tema:

“Organization of an international product development and manufacturing process”.

O local será a sala PGEAS II (térreo). Todos estão convidados.

 

Visita do pesquisador André C. Bittencourt

No dia 02/06, na parte da manhã, teremos a visita do pesquisador André C. Bittencourt, da Linköping University, Suécia. Haverá um encontro com professores do DAS para a apresentação de projetos específicos da Linköping University com potencial para colaboração.

Terça-feira, 02/junho, as 10:00, na sala de reuniões do DAS.

André C. Bittencourt

Coordinator for Brazil relations, International Office
Post-doc Researcher, Automatic Control
Personal details
André Carvalho Bittencourt
Department of Electrical Engineering
Automatic Control
Linköping University
e-mail: andrecb@isy.liu.se
phone: +46765550832
homepage: http://users.isy.liu.se/en/rt/andrecb

  • André C. Bittencourt graduated with honours in Automatic Control Engineering from the Federal University of Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brazil, 2009. In September 2014, he received the PhD degree in Automatic Control from Linköping University, Linköping, Sweden, where he currently holds a postdoctorate position. He has over six years of experience in applied research in fault diagnosis for mobile and industrial robotics. During his PhD he developed methods for friction and wear monitoring in industrial robot joints in cooperation with ABB. He is currently investigating data mining methods for system identification with applications for the process industry. His research interests are in diagnostics, system identification, industrial analytics, machine learning and robotics. He has also a keen interest in education and adventure sports.

 

Visita do Prof. Francisco Vasques da FEUP

Abril de 2015 – Visita do Prof. Francisco Vasques da FEUP

No período compreendido entre os dias 17 de Abril à 17 de Maio de 2015, o professor Francisco Vasques, pesquisador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP, Portugal) visitará o DAS. Suas atividades de pesquisa são focadas em Redes Tempo Real e Comunicações Industriais.

 

Palestra: Computational Science and Engineering, a Radical Epistemic Rupture

Palestra: Computational Science and Engineering, a Radical Epistemic Rupture

Na quarta-feira, dia 15/abril, as 14:30 horas, na sala PPGEAS 02 (térreo), teremos a palestra do pesquisador Malik Ghallab (LASS-CNRS, Toulouse, França) sob o título:

Computational science and engineering, a radical epistemic rupture

Segue abaixo uma breve apresentação do pesquisador e um resumo da palestra.

Short Bio:

Malik Ghallab is a senior research scientist at LAAS-CNRS, University of Toulouse. His research activity is mainly focused on planning, acting and learning in Robotics and AI. He contributed to topics such as object recognition and pattern matching, scene interpretation, heuristics search, unification algorithms, knowledge compiling, temporal reasoning, planning, monitoring, and learning of robots skills and models of behaviors.

Abstract:

Computational science and engineering result for the convergence of the following three powerful investigation and knowledge engines. These are new sets of conceptual and practical instruments for stating, formalizing and solving problems, which dramatically amplified our means for understanding and acting in the world:

• Computational models, simulation, and high performance computing;

• Sensing, instrumentation, imaging, swarms of communicating sensors;

• Processing, visualization and storage of massive data, from sensors and simulations, together with search, mining, and machine learning techniques to integrate signals into meaningful data, then into new knowledge.

The convergence of these three investigation engines, their exceptional capabilities of integration, of composition from elementary components into complex models and systems, of networking and dissemination at scales undreamed of until now have revolutionized all fields of knowledge and engineering. These approaches are deeply changing the epistemic foundations as well as the conceptual and practical apparatus of scientists and engineers. They allow to observe, experiment widely in-silico, acquire, visualize and process massive data, to represent and abstract these observations into meaningful relations and models, to prototype virtually, design artifacts and make decisions. The talk presents this three ingredients of computational science and engineering and illustrates their impacts and new perspectives.

 

Mini-Curso de Controle Ótimo ministrado pelo Prof. Bjarne Foss (NTNU/Noruega)
Pessoal,
Gostaria de convidá-los a participar de um “Mini-Curso de Controle Ótimo” ministrado pelo Prof. Bjarne Foss (NTNU/Noruega). O tema a ser apresentado é complementar aos conteúdos desenvolvidos em disciplinas da graduação e pós-graduação, podendo ser de grande interesse àqueles que estão no ramo de controle.
O mini-curso é composto de três etapas, que ocorrerão ao longo do mês de abril nos seguintes dias:
  — 10/04 (Sexta-Feira), das 10 h às 12 h  — Parte 1
  — 24/04 (Sexta-Feira), das 10 h às 12 h  — Parte 2
  — 27/04 (Segunda-Feira), das 14 h às 16 h — Parte 3
 
O mini-curso será realizado na sala PGEAS 2 conforme ementa que segue abaixo. Em função da limitação de espaço físico, o número de participantes é limitado. O estudante de mestrado Marco Aurélio Schmitz de Aguiar está coordenando as inscrições, que devem obrigatoriamente ser realizadas no link:

     http://goo.gl/forms/K7bM9nizmm

Atenciosamente,

Prof. Eduardo Camponogara

 
________________________________________
 
Syllabus
 
1.  Classical Optimal Control theory – in the continuous time domain
 —  Problem formulation
—  Variational calculus
—  Pontryagins maximum principle
—  The HJB equation
—  Applied to Linear Quadratic Control (LQ control)
—  Limitations of the classical theory, and direct vs. indirect methods

2.  Nonlinear state estimation
 —  Problem formulation
 —  The state estimation problem and some system properties
 —  Extensions to the nonlinear domain – the extended Kalman filter
 —  Particle and ensemble based filters – with emphasis on the Unscented Kalman filter (UKF)
 —  Links to Model  Predictive Control

3.  Optimal control of unknown system
 —  Problem formulation
 —  The Certainty Equivalence Principle
 —  Exploration vs. exploitation
 —  Solutions or approximations to the dual control problem
 —  Links to Model  Predictive Control
UFSCKite – First flight experiment

UFSCKite – First flight experiment

Projeto coordenado pelo Prof. Alexandre Trofino, que utiliza pipas controladas para gerar energia elétrica.

Vídeo do primeiro vôo.

Primeiro vôo usando uma pipa de 2 m^2 (17/03/2015).

 

Palestra: Research cooperation between Brazil and Norway within oil & gas

Convite para o seminário intitulado “Research cooperation between Brazil and Norway within oil & gas”, a ser ministrado pelo Prof. Bjarne Foss no dia 30/Março (segunda), das 14 h às 15 h, no Auditório do CTC (Teixeirão). Maiores detalhes abaixo.

Title: Research cooperation between Brazil and Norway within oil & gas

Speaker: Prof. Bjarne Foss, http://www.itk.ntnu.no/ansatte/Foss_Bjarne/

Abstract: This talk starts by presenting NTNU (Norwegian University of Science and Technology) before discussing research collabortion between Brazil and Norway within oil & gas. It then continues by examining some specific research projects, in particular projects within production optimization and control involving NTNU, UFSC and industry partners. Finally, the talk elaborates on future collaboration opportunities.

Biography:  Bjarne Foss received a diploma in Electrical Engineering from in 1980 and the doctoral degree in Engineering Cybernetics in 1987, both from the Norwegian Institute of Technology. He is a full professor at the Norwegian University of Science and Technology (NTNU) where he serves as an area manager for the IO-Center. He is a board member of several established technology-based companies and start-ups. Prof. Foss received awards from the Norwegian King, the Society of Design & Process Science, and IBM, among others, in recognition of his academic excellence. He published over 200 refereed journal papers, conference publications and book-chapters, co-authored a book, and filed 2 patents.

 

Apresentações sobre Tópicos Avançados em Otimização

Os estudantes da disciplina DAS-410050 (Tópicos Avançados em Otimização) irão apresentar uma série de seminários envolvendo pesquisas de mestrado e doutorado.

Pode ser do interesse geral. Abaixo segue a programação.

Prof. Eduardo Camponogara

======================================
Data: 20/02 (sexta-feira)
Local: Sala de Reuniões do DAS
Vamos tentar alocar uma sala de aula

9:00-10:00 Eduardo Otte Hulse: A Mathematical Programming Formulation for Robust Production Optimization of Gas-Lifted Oil Fields with Subsea Completion

10:00-11:00 Eduardo Rauh Müller: Projeto Ótimo de uma Rede de Transporte Coletivo

11:00-12:00 Ricardo Santos da Silva:  Otimização Distribuída para Controle Preditivo Utilizando o Método de Direções Factíveis

======================================
Data: 23/02 (segunda-feira)
Local: Sala de PPG-EAS-01

8:00-9:00 Lauvir Ramos Neto: Aproximações Côncavas-convexas por Partes Adaptativas com Aplicações à Otimização da Produção de Petróleo

9:00-10:00 Caio Merlini Giuliani: Using Problem Structure for Decomposition in Optimization

10:00-11:00 Marco Aurélio de Aguiar: Distributed Optimal Control of Nonlinear Dynamic Networks

11:00-12:00 Thiago Lima Silva: Production Infrastructure Constraints in the Multiple Shooting Strategy for Reservoir Management

Visita do Prof. Bjarne Foss

A partir de 12/02/2015, o PPGEAS estará recebendo a visita de Bjarne Foss, professor e pesquisador da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega (NTNU).

O Prof. Bjarne atua nas áreas de modelagem, controle e otimização matemática de sistemas dinâmicos com aplicações em sistemas de energia, petróleo e gás. Maiores informações estão disponíveis na página abaixo:

http://www.itk.ntnu.no/ansatte/Foss_Bjarne/

A visita irá se estender até meados de junho, após o “IFAC Workshop on Automatic Control in Offshore Oil and Gas Production” (IFAC Oilfield) a ser realizado entre os dias 27 e 29 de maio, em Florianópolis. Detalhes do evento no endereço:

http://www.ifac-oilfield.ufsc.br/

Durante a visita, o Prof. Bjarne irá apresentar uma série de seminários relacionados à sua atuação científica.

 

Prof. Joni da Silva Fraga escolhido como Conferencista Sênior da SBC

Conferencistas Seniores

A SBC apresenta o programa de Conferencistas Seniores composto pelas mais importantes autoridades científicas da comunidade científica de Computação brasileira. Os conferencistas listados são indicados pelas diversas comissões especiais da SBC.

A CE-SEG – Segurança de Informação e de Sistemas Computacionais indicou o prof. Joni Fraga, do PPGEAS.

Prof. Joni da Silva Fraga

Link para a página da SBC

 

Palestra Prof. Fernando Pedone

Palestra Prof. Fernando Pedone

O Prof. Pedone da universidade de Lugano, Suiça que está nos visitando vai fazer uma palestra (talk de uma hora + tempo para perguntas) na sala da PG da Automação as 16 horas nesta quinta-feira 27/11/14. O titulo e o resumo da apresentacao estão abaixo.

Title: Scalable State-Machine Replication

Abstract:

State-machine replication (SMR) is a well-known fault-tolerance technique. SMR consists of sequencing client requests and executing them against replicas in the same order; thanks to deterministic execution, every replica reaches the same state after executing the same sequence of requests. Despite its simple execution model, SMR does not scale performance: since every replica added to the system needs to execute all requests, throughput does not improve with the number of replicas.

In this talk, I will present Scalable SMR (S-SMR), a technique that extends state-machine replication to scale (a) with the number of replicas (scale out) and (b) with the number of processors in a replica (scale up). I will also describe Eyrie, a library in Java that implements S-SMR, and Volery, an application that implements Zookeeper’s API. We assessed the performance of Volery and compared the results to Zookeeper.

Short bio:

Fernando Pedone is a full professor in the Faculty of Informatics at the University of Lugano (USI), Switzerland. He received the Ph.D. degree from Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) in 1999. Before joining USI, he was a researcher at the Hewlett-Packard Laboratories in Palo Alto (HP Labs), USA, and a senior researcher at EPFL. His research interests include the theory and practice of distributed systems and distributed data management systems. Fernando Pedone has authored more than 100 scientific papers and 6 patents. He is co-editor of the book “Replication: theory and practice”, Springer 2010.

Palestra Prof. Francisco Vasques

Palestra Prof. Francisco Vasques

Prof. Francisco Vasques da Faculdade de Eng. da Universidade do Porto (FEUP) que está em missão na UFSC dará uma palestra nesta 5a-feira, 13/nov/2014, as 14h, na sala PGEAS-1.

A palestra ocorrerá durante a disciplina Sistemas de Tempo Real II, mas estará aberta ao público.

O tema será:

Ethernet Industrial:

  • Evolução histórica;
  • Soluções comerciais existentes;
  • Sincronização de relógios.

Redes sem fio Industriais:

  • Comunicação sem fios em ambiente Industrial;
  • IEEE 802.11
  • IEEE 802.15.4

 

CAD Contest do IEEE/ACM ICCAD 2014

Equipe da UFSC/ECL ficou em quinto lugar no CAD Contest do IEEE/ACM ICCAD (Int. Conference on Computer Aided Design)

A equipe da UFSC/ECL ficou em quinto lugar no CAD Contest do IEEE/ACM ICCAD (Int. Conference on Computer Aided Design), no problema sobre “Incremental Timing-Driven Placement”.

Este ano, a competição foi organizada e coordenada por uma equipe da IBM, sendo que a equipe da UFRGS obteve primeiro lugar.

Trata-se de um feito excepcional, pois foi a primeira vez que participamos efetivamente e com uma equipe “solo” em uma Competição desta envergadura. Além disso, as duas (únicas) equipes brasileiras concorreram com outras 25 equipes de 14 universidades e 5 países (Canadá, EUA, China, Taiwan, Índia).

A equipe da UFSC foi formada pelos seguintes estudantes e pesquisadores:

  •     Vinícius Livramento (doutorando no PPGEAS)
  •     Chrystian Guth (mestrando no PPGCC)
  •     Renan Oliveira (Aluno do CCO)
  •     José Luís Güntzel (orientador)
  •     Luiz Cláudio dos Santos (orientador – docente do PPGEAS)

As equipes trabalharam duramente vários meses para criar uma ferramenta que, a partir de um circuito (de até 1 milhão de células) pré-posicionado, otimiza o atraso crítico através do reposicionamento de células, respeitando restrições de densidade de ocupação e de deslocamentos máximos. O executável foi submetido há cerca de dois meses e foi testado pelos organizadores do concurso (composto por pesquisadores da IBM) com circuitos previamente conhecidos pelos competidores e mais alguns circuitos diferentes (para evitar “biasing” das soluções). Essa competição, como outras que tem sido feitas no ACM/SIGDA ISPD desde 2005, representa problemas-chave e/ou problemas  em aberto para os quais academia e indústria buscam algoritmos inovadores.

Detalhes dos resultados desta competição estão em  http://cad_contest.ee.ncu.edu.tw/CAD-contest-at-ICCAD2014/problem_b/results/ICCAD2014_Contest_P2_Results.pdf


Palestra – Prof. Romain Postayan

De 22 a 31 de outubro de 2014 teremos a visita dos Professores/Pesquisadores Jamal Daafouz e Romain Postayan, (CRAN-Université de Lorraine, Nancy, França), em missão de trabalho no contexto de um Projeto de Cooperação Internacional CAPES-COFECUB. Participam deste projeto os professores do PPGEAS Edson de Pieri, Ubirajara Moreno e Eugênio de Bona Castelan.

Em especial, Romain Postayan (Chercheur CNRS) apresentará um Seminário  conforme segue:

Title: A Lyapunov redesign of coordination algorithms for systems subject to resource constraints

Abstract:

The objective is to design distributed coordination strategies for a network of agents in a cyberphysical environment. In particular, we concentrate on the rendez-vous of agents having double-integrator dynamics with the addition of a damping term in the velocity dynamics. We start with distributed controllers that solve the problem in continuous-time, and we then explain how to implement these using event-based sampling.  The idea is to define a triggering rule per edge using a clock variable which only depends on the local variables. The triggering laws  are designed to compensate for the perturbative term introduced by the sampling, a technique that reminds of Lyapunov-based control redesign.

We first present an event-triggered solution which requires continuous measurement of the relative position and we then explain how to convert it to a self-triggered policy. The latter only requires the measurements of the relative position and velocity at the last transmission instants, which is useful to reduce both the communication and the computation costs. The strategies guarantee the existence of a uniform minimum amount of times between any two edge events. The analysis is carried out using an invariance principle for hybrid systems. This is a joint work with Claudio de Persis (University of Groningen, The Netherlands).

Data: 24 de Outubro (sexta-feira)

Horário: 10h00

Local: Sala PPGEAS 02 (Andar Térreo)

Aluno do PPGEAS recebe prêmio de melhor artigo

O artigo “Infraestrutura de autenticação e autorização baseada em smartcards com controle de atributos centrados no usuário” dos autores

  • Davi da Silva Böger  (aluno do PPGEAS),
  • Luciano Barreto (aluno do PPGEAS),
  • Prof. Joni Fraga (DAS/UFSC),
  • Prof. André dos Santos (UECE) e
  • David Teles França (UECE)

ganhou o prêmio de melhor artigo no Simpósio Brasileiro de Segurança (SBSeg 2013)!

Palestra – Prof. Michel Kinnaert – Université Libre de Bruxelles

Entre os dias 06 e 13/11/2013 o Prof. Michel Kinnaert (Université Libre de Bruxelles) estará visitando o PPGEAS pelo Projeto de Cooperação Científica “Análise de Estabilidade, Identificação e Síntese de Controle para Sistemas de Tempo Discreto com Aplicações em Bioprocessos”, financiado pelo CNPQ/FNRS.

O Prof. Michel Kinnaert é Coordenador do “Service D’automatique et D’analyse des Systèmes” da Université Libre de Bruxelles (ULB) e atua na área de Controle Tolerante a Falhas.

Palestra: dia 08/11/2013, às 14h00, Sala PPGEAS I

Título: An Introduction to fault Diagnosis Systems with Application to Aircraft Turbine Engines and Wind Turbines”

Resumo:

Fault diagnosis systems, also called condition monitoring systems, provide on-line information on the state of health of a device or a process. They aim at detecting small degradations, so that maintenance operations can be planned in due time, before the faults lead to process shut down. In this seminar, the typical structure of a fault diagnosis system will be introduced. It is made of two parts: a residual generator and a decision system. The first aims at generating fault indicators (also called residuals) from the measurement recorded on-line. The second processes the residual signals in order to provide a list of the most likely fault(s), if any. Next the principle of a design method for both parts will be presented. The methodology will then be illustrated on two applications, namely leak detection in the lubrication system of an aircraft turbine engine, and sensor monitoring in wind driven doubly fed induction generators.

Ciclo de Seminários em Controle baseado em eventos e ferramentas-laboratórios virtuais para o ensino de Engenharia.

Palestrante: Prof. Sebastián Dormido Bencomo

Professor Titular na Universidad Nacional de Educación a Distancia de Madrid, Espanha.

Doutor pela Universidad del Pais Vasco em 1971, o Prof. Sebastian é um dos principais pesquisadores e professores da Espanha na área de controle. Foi Presidente da “Asociación Española de Informática y Automática” e do “Comité Español de Automática”, assim como palestrante convidado em diversos eventos internacionais. Tem trabalhado em diversos temas entre os que se destacam: Controle de Processos, Controle Preditivo,  Autosintonia de Controladores PID, Modelagem e simulação, Controle Robusto e Laboratórios virtuais e remotos para o ensino de automática. Nestes temas dirigiu 25 Teses de Doutorado e publicou mais de 200 artigos em revistas.

Cronograma de atividades:

Terça-feira (5/11/2013) – às 16h00

Conferência 1: Interactividad en Control Automático: Fundamentos y experiencias.

Abstract:

The first part of this lecture presents the concepts of interactivity and visualization and its essential role in learning the fundamentals and techniques of automatic control. More than 10 years of experience of the author in the development and design of interactive tools dedicated to the study of automatic control concepts are also exposed. The second part of the paper summarizes the main features of the “Automatic Control with Interactive Tools” text that has been recently published by Pearson and whose aim is to provide a series of auto-contained tools allowing to learn different basic concepts related to the automatic control. The work has been focused on how to represent the main concepts and how to formulate them according to learning based on examples.

Quinta-feira (07/11/2013) – às 10h00

Conferência 2: Desarrollo de Laboratorios virtuales/remotos en Ciencias e Ingenieria

Abstract:

This lecture describes the latest developments carried out in the UNEDLabs Portal (http://unedlabs.dia.uned.es/) which is a network of collaborative virtual and remote Laboratories developed by the Department of Computer Science and Automatic Control of the Technical School of Computer Engineering at UNED. After a brief introduction to the concept and fundamentals of virtual and remote laboratories a panoramic overview of all developments made by the group in the past will be shown. Finally some new laboratories that have been put in place, in the last year will be presented in order to show how an end user can publish new labs in the UNEDLabs Portal.

Quinta-feira (07/11/2013) – às 11h00

Conferência 3: Fundamentos de Control baseado en Eventos.

Abstract:

Most research in control engineering considers periodic or time-driven control systems. Event based control is particularly a very promising alternative when systems with reduced computation and communication capacities are considered. For event-driven controllers it is the occurrence of an event, instead of the autonomous progression of time what decides when the sampling should be made. This lecture presents an overview of the current situation of event based control systems. The main based event sampling schemes are described and the different strategies of control design using this sampling type are analysed. In particular the important case of event based PID control will be considered.

As palestras serão realizadas nas Salas de Aula do PPGEAS.

Aluno do PPGEAS recebe (novamente) prêmio de Best Paper

Pelo segundo ano consecutivo, um artigo produzido no contexto do PPGEAS ganha o prêmio de melhor artigo no IEEE Emerging Technologies & Factory Automation (http://www.etfa2013.org/). Trata-se do artigo “GLHOVE: A Framework for Uniform Coverage Monitoring Using Cluster-tree Wireless Sensor Networks” com autoria de

  • Mitchel Felske (aluno de mestrado do PPGEAS)
  • Carlos Montez (prof. do DAS/PPGEAS)
  • Alex S.R. Pinto (ex-doutorando do PPGEAS)
  • Francisco Vasques (prof. da Universidade do Porto)
  • Paulo Portugal (prof. da Universidade do Porto)
Aluno PPGEAS recebe prêmio de Best Paper

O artigo “Guaranteed Time Slot Allocation for Periodic Messages with (m,k)-firm Constraints in IEEE 802.15.4 Networks” ganhou o prêmio de best paper no ETFA’2012 – 17th IEEE Conference on Emerging Technologies and Factory Automation.

Os autores são

  • Carlos Montez (prof. do PPGEAS)
  • Tiago Semprebom (ex doutorando do PPGEAS e prof. do IFSC)
  • Gustavo Zomer (graduando no ECA)
  • Francisco Vasques (prof. da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)