Defesa de Dissertação de Mestrado – Sérgio Maurício Prolo Santos Junior – 28/8/2019
Defesa de Dissertação de Mestrado | |
Aluno | Sérgio Maurício Prolo Santos Junior |
Orientador | Prof. Jomi Fred Hübner, Dr. – DAS/UFSC |
Coorientador | Prof. Werner Kraus Junior, Dr. – DAS/UFSC |
Data | 28/8/2019 (quarta-feira) – 14h00
Sala PPGEAS I (piso superior) |
Banca | Prof. Jomi Fred Hübner, Dr. – DAS/UFSC (presidente);
Prof. Alexandre Hering Coelho, Dr. –ECV/UFSC; Prof. Leandro Callegari Coelho, Dr. – Université Laval; Prof. Fábio Baldissera, Dr. – DAS/UFSC. |
Título | Avaliação da Abordagem de Agentes no Roteamento Dinâmico para Operação de Transporte Responsivo à Demanda |
Resumo: A atratividade do transporte público é drasticamente reduzida para usuários distantes dos centros de distribuição. Esse problema, conhecido como Last Mile Problem, pode ter seu efeito reduzido através de sistemas de transporte veicular sob demanda. Contudo, métodos exatos para cálculo das rotas de tais veículos são geralmente ineficientes perante cenários de alta escala e dinâmicos, onde os pedidos de transporte ocorrem durante a operação. Esse trabalho investiga o problema de roteamento dinâmico de veículos usando coordenação descentralizada baseada em leilões. O objetivo é reduzir a insatisfação dos clientes, quantizada a partir da espera média por atendimento e tempo médio de viagem, enquanto também reduz-se o custo de operação da frota, avaliada como proporcional ao tempo de uso dos veículos. As rotas criadas através da abordagem de leilões são comparadas com o ótimo em cenários diversos. Os resultados indicam que a abordagem desenvolvida é capaz de gerar bons resultados em tempo de processamento reduzido, principalmente quando há uma frota veicular sobre-ajustada. Estudos com cenários maiores e comparações com outros métodos de roteamento são indicados para melhor avaliação. |