Defesa de Exame de Qualificação – Claudio Piccolo Fernandes – 10/10/2019

Orientador Prof. Carlos Barros Montez, Dr. – DAS/UFSC
Coorientadora Profa. Michele Wangham, Dra. – UNIVALI

10/10/2019  13h00  (quinta-feira)

Sala PPGEAS I (piso superior)

Prof. Joni da Silva Fraga, Dr. – DAS/UFSC (presidente);

Prof. Alysson Neves Bessani, Dr. – Universidade de Lisboa;

Prof. Miguel Elias Mitre Campista, Dr. – UFRJ.

Título Um Sistema de Gerenciamento de Confiança Distribuido para Redes Sociais
Resumo: As redes veiculares foram projetadas para melhorar a eficiência do tráfego utilizando-se da comunicação entre os veículos. Pelo fato de diversos nós colaborarem sem um ponto central, algumas tarefas tornam-se mais difíceis de serem realizadas de forma eficiente. Portanto, um dos desafios neste tipo de rede é a inserção de novos mecanismos que possam torná-las mais seguras e confiáveis, sem adicionar riscos no comprometimento de seu desempenho. Este trabalho tem como objetivo analisar a confiança dos veículos em aplicações de segurança no trânsito de forma a identificar a presença de nós maliciosos, neutralizar suas ações e contribuir para tomada de decisões. Para alcançar este objetivo, um sistema de gerenciamento de confiança distribuído baseado em reputação, utilizando redes veiculares, blockchain e computação em névoa será desenvolvido. A solução faz uso de uma arquitetura híbrida de redes veiculares para a comunicação e de uma estratégia investigativa, ou seja, a reputação de nó é avaliada consultando outros nós participantes da rede. Até o momento o trabalho envolveu (i) um estudo bibliográfico e análise de trabalhos relacionados, (ii) a definição do modelo para prover confiança  entre veículos em simuladores de redes e de tráfego bidirecionalmente acoplados. Na sequência, o projeto envolverá (i) o desenvolvimento do sistema proposto, (ii) a avaliação da viabilidade, eficácia e eficiência da solução em um estudo de caso, por meio de um projeto de experimento baseado em simulações realizadas em diferentes cenários de densidade de veículos e, (iii) análise dos resultados obtidos. Como resultado espera-se que o sistema de gerenciamento de confiança possa quantificar a reputação dos veículos, de forma eficiente sem comprometer o desempenho para a entrega dos alertas; seja altamente confiável, uma vez que será armazenado em uma blockchain pública com alta integridade e rastreabilidade e, por fim, que possa identificar e minimizar as ações de nós maliciosos na rede veicular.