Doutorando do PPGEAS, Marcelo Menezes Morato, é um dos vencedores do prêmio alemão Green Talents 2019

02/10/2019 15:43

Doutorando em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina, Marcelo Menezes Morato é um dos vencedores do prêmio alemão Green Talents 2019. Em outubro, o governo da Alemanha promove em Berlim o encontro entre jovens cientistas com a elite alemã de pesquisadores das áreas da ciência e da sustentabilidade. O intercâmbio de ideias é base para futuras cooperações com o país, por meio da competição Green Talents que é realizada todos os anos pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF).

O projeto de pesquisa do florianopolitano Marcelo Menezes Morato, 24 anos, tem foco no controle e na supervisão de microrredes renováveis baseadas na indústria da cana-de-açúcar brasileira. Seu trabalho de pesquisa investigou como esta indústria poderia constituir uma alternativa viável para o futuro da geração de energia no Brasil, por meio do uso de seus bio-resíduos (bagaço, palhiço, vinhaça) combinados a sistemas renováveis externos (painéis fotovoltáicos e turbinas eólicas). Esta ideia garantiria aumento da eficiência e da sustentabilidade destes sistemas e poderia servir como planejamento estratégico para o desenvolvimento do País, dado a proporção da indústria sucroalcooeira.

Marcelo impressionou a bancada alemã de especialistas com sua abordagem prática para tornar a integração de fontes de energia renovável possível e menos propensa a erros. A Engenharia de Controle e Automação é de grande importância para a as matrizes energéticas do futuro, com fontes de energia diversificadas, pois projeta os sistemas de integração e coordenação destes geradores múltiplos.

Os 25 ganhadores serão homenageados em cerimônia de premiação no dia  no BMBF – Ministério Federal da Educação e Pesquisa, em Berlim. O evento será aberto por Michael Meister, secretário de estado parlamentar, e contará com a presença de representantes das instituições participantes, membros do júri e da embaixada e outros convidados ilustres.

Mais informações encontram-se no link https://noticias.ufsc.br/2019/10/pesquisador-da-ufsc-e-um-dos-vencedores-do-premio-alemao-green-talents-2019