Defesa de Dissertação de Mestrado – Lucas Franco Lima – 20/8/2020

20/08/2020 10:18
Defesa de Dissertação de Mestrado
Aluno Lucas Franco Lima
Orientador Prof. Werner Kraus Junior, Dr. – DAS/UFSC
Coorientador Prof. Rodrigo Castelan Carlson, Dr. – DAS/UFSC
Data 20/8/2020 (quinta-feira) – 14h

Videoconferência

(https://meet.google.com/wkp-wkmz-gnp)

Banca Prof. Werner Kraus Junior, Dr. – DAS/UFSC (presidente);

Prof. Alexandre Hering Coelho, Dr. – ECV/UFSC;

Prof. Luiz Alberto Koehler, Dr. – EEL/FURB;

Prof. Daniel Ferreira Coutinho, Dr. – DAS/UFSC.

Título Controle Realimentado de Intervalo entre Ônibus com Ganho Variável de acordo com o Carregamento
Resumo: A regularidade no cronograma de ônibus em linhas de baixa frequência ou a manutenção de intervalos em linhas de alta frequência são desejados por usuários e operadores de transporte coletivo. O controle dos instantes de partida dos ônibus por meio de retenção é uma técnica usada com esta finalidade, porém a sua aplicação pode incorrer em atraso para os usuários que estão embarcados. Um trabalho anterior que comparou diferentes métodos da literatura com um método de controle preditivo identificou, com o último, melhoria considerável com uma ação de controle concentrada em estações ao longo do itinerário nas quais os ônibus estavam mais vazios. Com base nesses resultados, propõe-se duas técnicas de controle realimentado mais simples matemática e computacionalmente do que o controle preditivo que mantenham a característica de retenção em locais de menor carregamento dos ônibus. As novas técnicas se baseiam na definição de um ganho variável para métodos de retenção por controle realimentado que faz com que retenções sejam aplicadas quando o ônibus tem um baixo carregamento, de maneira a reduzir a espera na estação sem penalizar muitos usuários embarcados. A primeira técnica proposta utiliza apenas dados do histórico do carregamento para redistribuir o ganho nominal ao longo do itinerário. Já a segunda, consiste em um controlador adaptativo com ganhos internos definidos pelo carregamento histórico, mas que usa a informação de carregamento em tempo real para definir o valor do ganho variável para um ônibus em uma determinada estação no instante de cálculo de retenção. As técnicas são combinadas aos métodos da literatura de controle de intervalo à frente (FH) e de controle de intervalo à frente e atrás (TWH), ambos do tipo realimentado. Esses dois controladores com ganho variável são comparados com os controladores correspondentes com ganho fixo, com um método que aplica apenas regulagem no terminal de origem, e com o próprio método de controle preditivo que inspirou seu desenvolvimento. O cenário dos testes é um corredor BRT modelado em ambiente de microssimulação com dois padrões de demanda diferentes. Resultados mostram que o método de controle preditivo continua apresentando os melhores resultados entre aqueles comparados. No entanto, as técnicas de variação do ganho propostas melhoram significativamente o desempenho do sistema em relação ao uso de um ganho fixo e aproximam seu comportamento seletivo ao carregamento àquele do controle preditivo.

Palavras-chave: Transporte público, controle de intervalos, controle por retenção, controle preditivo, controle realimentado com ganho variável.