Defesa de Exame de Qualificação – Rafael Garlet de Oliveira – 15/10/2020

Prof. Fabio Luiz Baldissera, Dr. – DAS/UFSC (presidente);

Prof. Marcos Vicente de Brito Moreira, Dr. – COPPE/UFRJ;

Prof. Antonio Eduardo Carrilho da Cunha, Dr. – EEL/IME;

Prof. Victor Juliano de Negri, Dr. – EMC/UFSC.

Título Abordagem Hierárquica para Controle Supervisório de Processos Industriais Complexos Comandados por Malhas de Válvulas
Resumo: O projeto de sistemas de controle supervisório para processos industriais comandados por malhas de válvulas normalmente exige grande complexidade de modelagem e aplicação de técnicas avançadas de abstração da dinâmica contínua. Com esse trabalho propõe-se um método eficiente para controle supervisório de processos industriais complexos comandados por malhas de válvulas. É proposta uma abordagem de modelagem que simplifica a abstração da dinâmica contínua por definir apenas alguns limites relevantes para garantir a segurança dos processos. Essa abordagem incorpora o conceito da preempção dos eventos não controláveis através do acionamento dos atuadores do processo. Propõe-se uma arquitetura de modelagem multinível para lidar com a complexidade da associação de válvulas, denominadas nesse trabalho como malhas de válvulas. Esta arquitetura baseia-se na teoria de controle supervisório hierárquico, valendo-se de abstrações em níveis hierárquicos para a geração de modelos de válvulas equivalentes, promovendo a modularidade vertical para a redução da complexidade. Para a validação do método proposto, almeja-se a elaboração de uma arquitetura de implementação em controladores industriais. Deseja-se realizar a implementação do método proposto em um processo industrial baseado em tecnologias amplamente utilizadas em aplicações reais.