Defesa de Dissertação de Mestrado – Lisa Karen Zaki – 13/11/2020

Prof. Werner Kraus Junior, Dr. – DAS/UFSC (presidente);

Prof. Fabiano Gasparini, Dr. – UFRGS;

Prof. Daniel Ferreira Coutinho, Dr. – DAS/UFSC;

Prof. Rodolfo Cesar Costa Flesch, Dr. – DAS/UFSC.

Título Análise Comparativa de Dados Simulados e Reais em duas Centrais de Microgeração Fotovoltaica
Resumo: A intensa exploração dos recursos naturais, demandada pelo crescimento populacional, mudanças no modo de vida e do consumo energético, principalmente de fontes não renováveis de energia, evidencia a importância da utilização de fontes renováveis como forma de complementação da matriz elétrica nacional e mundial. É nesse contexto que se insere a energia solar fotovoltaica, como uma forma de conversão de energia capaz de suprir determinadas necessidades com vantagens técnicas e econômicas sobre as formas de conversão energética. O papel que a energia solar pode desempenhar na expansão da matriz elétrica brasileira é irrefutável, pois se apresenta como uma excelente opção para complementar as fontes convencionas de energia já consolidadas, como as hidroelétricas, devido à abundância do recurso energético solar. Durante o processo de dimensionamento de sistemas solares fotovoltaicos, diversos critérios inter-relacionados devem ser considerados a fim de garantir o fornecimento de energia elétrica durante o ano. Para isso, a parametrização dos diversos fatores relevantes requer um estudo rigoroso, visto que pode resultar em previsões e conversões de energia subestimada ou superestimada. Desse modo, as ferramentas de simulação de sistemas fotovoltaicos são de grande valia, pois permitem a pré-visualização da planta a ser instalada, o dimensionamento técnico e previsão de desempenho do sistema a curto, médio e longo prazos. O presente trabalho teve como objetivo a análise da eficiência de dois sistemas fotovoltaicos apresentados como objeto de estudo (Unidade X e Unidade Y), durante sua operação no ano de 2019. Foram comparados os dados reais de conversão energética com os resultados obtidos através da simulação computacional no software PV*SOL, a fim de verificar sua confiabilidade. Os resultados mostram que as diferenças percentuais entre os valores coletados do monitoramento e os valores obtidos na simulação dos modelos, quando observado a média de conversão energética no período, são, respectivamente, de 2,0% para a Unidade X e de -1,84% para a Unidade Y. Todavia, quando os dados são comparados mês a mês, percebe-se maior discrepância nos resultados em alguns meses, sendo os mais significativos observados em maio e agosto. Fica evidente o impacto do clima na conversão de energia em determinadas épocas do ano, contrastando secas e chuvas fortes, que destoam do padrão climatológico previsto.