Defesa de Tese – Diego Benites Paradeda – 22/12/2020

Prof. Werner Kraus Junior, Dr. – DAS/UFSC (presidente);

Prof. Cláudio Luiz Marte, Dr. – USP;

Prof. Marcos Paulino Roriz Junior, Dr. – UFG;

Prof. Laio Oriel Seman, Dr. – UNIVALI.

Título Método Probabilístico para Estimativa de Embarques de Passageiros em Transporte Coletivo por Ônibus utilizando dados de Sinalização WI-FI
Resumo: O planejamento e a operação eficientes de sistemas de transporte coletivo dependem de dados atualizados sobre os carregamentos dos ônibus ao longo dos itinerários e as origens e destinos dos passageiros transportados. Métodos tradicionais baseados em contagens manuais de passageiros têm custo elevado e realização onerosa. Nesta tese, propõe-se um método probabilístico para estimar os volumes e os locais de embarque de passageiros a partir de informações coletadas do Wi-Fi de dispositivos móveis dos passageiros embarcados. Para a coleta, foram desenvolvidos um detector que monitora e armazena as buscas de rede e uma aplicação embarcada nos dispositivos que registra com que frequências os dispositivos móveis realizam as buscas de rede. Inicialmente, os dados coletados pelo detector foram usados de forma agregada para estimação de passageiros, com resultados animadores. Porém, a análise individualizada dos dados indicou viés causado pela contagem de falsos positivos, isto é, detecções de pessoas fora do ônibus contabilizadas como passageiros a bordo. A partir desse resultado, e com a aferição do detector por meio do uso da aplicação embarcada, obtiveram-se distribuições de probabilidade dos intervalos entre buscas de rede sucessivas realizadas pelos dispositivos móveis. Um método de estimação bayesiana foi aplicado sobre as distribuições obtidas tanto experimentalmente como por meio de acesso a dados de estudos publicados por terceiros e disponibilizados para acesso público. Simulações em sistema de informações geográficas permitiram especializar amostras de detecções para aplicação do método. Resultados indicam a adequação da proposta para levantamentos de zonas de tráfego com vários pontos de ônibus, bem como a perda de qualidade na estimação de embarques em pontos específicos quando o tempo de viagem entre pontos é pequeno em face dos intervalos de detecção.