Defesa de Dissertação de Mestrado – Carlos Eduardo Possamai – 04/09/2018

Banca Prof. Ivo Barbi, Dr. – Presidente – PPGEAS/UFSC;

Prof. Carlos Henrique Illa Font, Dr. – DAEL/UTFPR;

Prof. Clóvis Antônio Petry, Dr. – DAELN/IFSC;

Prof. Daniel Juan Pagano, Dr. – DAS/UFSC.

Título Conversor Modular aplicado ao Carregamento de Veículos Elétricos a partir de uma Bateria Estacionária Residencial
Resumo: Nesta dissertação estuda-se um conversor CC-CC composto por módulos Forward duas chaves, sendo este um carregador residencial para veículos elétricos (VE) capaz de gerenciar o fluxo unidirecional de energia entre um VE e um sistema de armazenamento residencial de baixa tensão. Inicialmente o projeto previa uma potência de 10 kW, mas, para a validação do conceito, foi construído um protótipo com uma potência de 1,5 kW, porém apenas 1,2 kW foram testados por limitação da corrente da fonte de entrada. Salienta-se que o carregador converte a tensão de entrada das baterias de 50 V para 450 V, sendo composto por cinco conversores Forward duas chaves conectados em paralelo nas suas entradas e em série nas suas saídas (IPOS). Utiliza-se uma técnica de defasagem dos pulsos de comandos dos interruptores, conhecida como interleaved, com o intuito de reduzir as ondulações de corrente e tensão sobre os elementos reativos do conversor e, consequentemente os seus volumes.

Na modelagem matemática, a configuração IPOS é reduzida em um único conversor Buck equivalente, cuja estratégia de controle consiste em duas malhas independentes, uma da corrente no indutor de saída e outra da tensão de saída, sendo esta implementada em um processador digital de sinais (DSP). Vale ressaltar que nesta configuração modular, são necessários apenas dois sensores, mesmo para um número elevado de módulos. Por fim, são validadas as análises teóricas a partir da experimentação, alcançando todos os objetivos propostos nesta dissertação.