Doutorado

Objetivos e perfil

O doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas visa oferecer uma formação para e pela pesquisa nesta área. Esta formação deverá apresentar-se como conceitualmente sólida e abrangente a partir de um conjunto de disciplinas a serem cursadas pelo aluno de doutorado. Esta formação deverá ser o mais profunda possível no tema da pesquisa a ser desenvolvido na tese. O plano de disciplinas deverá ser proposto pelo aluno e seu orientador antes de iniciar o curso de doutorado e aprovado pela comissão de seleção. As disciplinas são as mesmas do mestrado acadêmico às quais pode se acrescentar as disciplinas de Tópico Avançado em Engenharia de Automação e Sistemas e Tópico Orientado em Engenharia de Automação e Sistemas.

Algumas informações sobre o programa:

  • o PPGEAS participa do Programa de Excelência Acadêmica pela CAPES (PROEX) com nota 6 (máximo de 7).
  • pesquisadores do PPGEAS têm atuação destacada em pesquisa, tendo diversos projetos e cooperações com empresas e com instituições de excelência nacional e internacional.
  • mais da metade dos professores têm bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq.
  • o PPGEAS tem várias cooperações internacionais com possibilidade de intercâmbio.

Os documentos requeridos para a homologação da inscrição são definidos em cada edital, porém geralmente envolvem:

● Candidatos ao doutorado que já possuam título de mestre devem incluir também o histórico escolar do curso de mestrado;

● Para candidatos ao doutorado que têm título de mestre também é necessário cópia do diploma de mestrado;

● Documento válido de identificação com foto para candidatos brasileiros;

● Passaporte com foto e dados pessoais para candidatos estrangeiros;

● Currículo Lattes atualizado (acesse: http://lattes.cnpq.br/);

● Projeto de pesquisa;

● Duas cartas de referência preenchidas por professores universitários ou profissionais de nível superior que possam opinar sobre a aptidão do candidato para estudos avançados, cujo modelo está disponível em: pgeas.ufsc.br/files/2018/08/2018-PPGEAS-Folha-de-Referencia.docx ou https://pgeas.ufsc.br/files/2015/03/PPGEAS-Folha-de-Referencia-pdf.pdf. É possível anexar uma única carta de referência, desde que do orientador de mestrado.

Créditos

O número de créditos para obtenção do título de doutor é de 36 créditos em disciplinas (1 crédito corresponde a 15 horas-aula) e 12 créditos da tese de doutorado.

Duração

A duração prevista para conclusão do curso é de 48 meses.

Seleção

O processo de seleção para o doutorado acadêmico em tempo integral é fluxo contínuo, com base na análise de dossiê de candidatura.

Inscrição

Para realizar a sua inscrição no curso de doutorado do PPGEAS é necessário acessar a inscrição online.

Financiamento

Maiores informações acesse aqui