Estrutura do PPGEAS

  • Laboratórios 

Os laboratórios a serem utilizados no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas se dividem em laboratórios do Departamento de Automação e Sistemas (DAS), que é o departamento proponente do Programa, e em laboratórios multidepartamentais ou de outros departamentos da UFSC.

Os laboratórios a serem utilizados no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas se dividem em laboratórios do Departamento de Automação e Sistemas (DAS), que é o departamento proponente do Programa, e em laboratórios multidepartamentais ou de outros departamentos da UFSC.

1. Instalações para Pesquisas no DAS

O suporte computacional principal para atividades de pesquisa é fornecido pela rede DAS, com as seguintes características:

  • Usuários: 310 (Professores, Funcionários, Alunos da Graduação e PG).
  • Máquinas: 180 computadores tipo PC sendo 10 servidores, 6 impressoras.
  • Rede interna 100MB/s (servidores 1GB/s) mais link de 1GB/s com Núcleo de Processamento de Dados NPD da universidade e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Estes equipamentos estão distribuídos por vários laboratórios, salas de professores e de estudo para estudantes da Pós-Graduação. Em particular, destacam-se:

  • LCA (Laboratório de Controle e Automação): Este laboratório ocupa duas áreas:
    • Uma área de 100 m², dedicada prioritariamente à pesquisa e onde estão concentradas as linhas de pesquisa envolvendo hardware e dispositivos eletromecânicos em geral. Congrega as pesquisas envolvendo controle e automação em diferentes aplicações, incluindo a área de Petróleo e Gás (separação de óleo e gás, medição de vazão multifásica), robótica móvel (inclusive futebol de robôs), etc. Este laboratório conta ainda com bancadas com Softwares de Supervisão e Controladores Lógicos Programáveis, e 15 computadores tipo PC.
    • Uma área de 40 m², dedicada prioritariamente ao ensino, com diversos processos em escala de laboratório de diferentes tipos (controle de temperatura, velocidade e posição, luminosidade, fluxo, ph, nível, pressão, um mini-poço de petróleo, etc.). É utilizado principalmente para ensino de técnicas de controle de processos para a graduação e pós-graduação. Nesta área estão instalados 10 computadores.
  • LIN (Laboratório de Instrumentação): Uma área de 67 m², dedicada ao ensino e à pesquisa. Este laboratório possui uma planta em escala adquirida da empresa SMAR para controle de vazão, pressão, temperatura e outras grandezas, utilizando sensores e atuadores inteligentes integrados por uma rede industrial Foundation Fieldbus. O laboratório é utilizado tanto para ensino quanto para pesquisa em instrumentação e redes industriais. Além de 2 computadores ligados à planta, existem ainda outros 4 computadores em uma área de suporte.
  • LAI (Laboratório de Automação e Informática Industrial): Este laboratório, dedicado ao ensino e à pesquisa, possui área de 60 m² e inclui diversas unidades automatizadas, 4 robôs manipuladores, 3 linhas de montagem em escala, 14 computadores tipo PC e 4 CLPs.
  • LMM (Laboratório de Montagem Mecatrônica): Este laboratório de apoio ocupa uma área de 40 m², sendo utilizado para montagens eletroeletrônicas e mecânicas de sistemas automatizados. Ele oferece suporte às atividades de diversos outros laboratórios do DAS.
  • LPR (Laboratório de Projetos): Uma área de 40 m², dedicada ao ensino e à pesquisa. Ele possui 10 computadores, diversos Kits LEGO, vários robôs móveis e outros sistemas automatizados em escala projetados no DAS. Existem ainda neste laboratório, 6 computadores tipo PC. Este laboratório é utilizado para ensino de projeto de sistemas automatizados.
  • LTIC (Laboratório de Tecnologia da Informação e das Comunicações): Uma área de 290 m², dedicada ao ensino e à pesquisa. Este laboratório abriga diversos projetos na área de Tecnologia da Informação (software), incluindo-se pesquisas nas áreas de redes, sistemas distribuídos, sistemas de visão por computador e sistemas de controle de tráfego, com equipamentos específicos. Encontra-se nesta área também parte computacional de apoio ao projeto de formação de recursos humanos da ANP na área de Petróleo e Gás (PRH34). O laboratório serve ainda para uso geral de estudantes pesquisadores de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Neste laboratório estão instalados 70 computadores.

2. Laboratórios de pesquisa multidepartamentais ou de outros departamentos da UFSC

  • ROBOTURB: área de 60 m² dedicada ao projeto multidepartamental Roboturb (DAS e Engenharia Mecânica), que projetou e construiu um robô para recuperar rotores de usinas hidroelétricas erodidas por cavitação. Além do protótipo do robô desenvolvido no âmbito do projeto, o laboratório possui um robô industrial IPSO SP50, fontes de solda robotizadas, um robô INTER com controlador aberto e controle de força desenvolvido no IfR da ETH-Zurique e conta ainda com 7 computadores tipo PC.
  • LABMETRO (Laboratório de Metrologia e Automatização): este laboratório é vinculado ao Departamento de Engenharia Mecanica da UFSC e concentra-se no desenvolvimento e aplicação da Metrologia Mecânica, incluindo pesquisa e desenvolvimento de novos princípios e sistemas de medição, avaliação da incerteza de medição e aspectos metrológicos da garantia da qualidade nos processos produtivos. Ocupa uma área de 900 m². Dentre os equipamentos disponíveis, incluem-se: sistema óptico para reconhecimento de pessoas a partir da forma 3D de faces humanas; sensor para medir concentração de gases dissolvidos em óleo de transformadores; sistema óptico para medição de tensões residuais; bancadas de ensaios de compressores; dispositivos de medição dedicados para o controle de qualidade; sensores ópticos para medição de grandezas elétricas, etc.
  • LASHIP (Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos): este laboratório é vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC e atua no ensino e na pesquisa de componentes e circuitos hidráulicos e pneumáticos. Ocupa uma área de 440 m², incluindo laboratórios de pneumática, de hidráulica e de instrumentação. Dentre os equipamentos disponíveis, destacam-se: componentes para automação pneumática; unidade automática (computadorizada) de potência e condicionamento hidráulico para testes em componentes e sistemas hidráulicos; componentes para hidráulica proporcional e servo-hidráulica; sistemas de aquisição de dados; bancadas didáticas em pneumática, eletro-pneumática, automação com CLP’s, hidráulica e servo-hidráulica; Sistemas de medição; Banco de ensaios de servoválvulas e válvulas proporcionais e de ensaios de sistemas hidráulicos de controle de posição; cerca de 40 computadores e periféricos para processamento de informações e automação e controle; softwares para análise e simulação dinâmica, para projeto mecânico (CAD) e para análise de escoamento de fluidos (CFD) e biblioteca.
  • LCP (Laboratório de Controle de Processos): este laboratório é vinculado ao Departamento de Engenharia Química de UFSC e possui em conjunto com o DAS uma coluna de destilação para mistura de álcool de água, com aquecimento distribuído e equipada com instrumentação operando em rede Foudation Fieldbus e sistema supervisório com tecnologia OPC. A coluna ocupa uma área de aproximadamente 60 m², sendo usada para ensino e pesquisa de controle de processos.

_________________________________________________

  • Biblioteca Universitária:

A Biblioteca Universitária da UFSC é um Órgão Suplementar vinculado ao Gabinete do Reitor, tendo como missão: Prestar serviços de informação às atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração da UFSC, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida.

Saiba mais em http://pgeas.ufsc.br/biblioteca/.